Autores de partidas a políticos ocidentais condecorados pelo Kremlin

2 meses atrás 69

Os comediantes russos Vladimir Kuznetsov e Alexey Stolyarov, conhecidos como Vovan e Lexus, foram condecorados com a 'Ordem da Amizade' pelo Kremlin. A dupla tem protagonizado várias partidas contra líderes ocidentais, tendo recentemente divulgado uma videochamada com o ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, David Cameron, depois de o terem levado a acreditar que estava a falar com um antigo presidente da Ucrânia.

Segundo a imprensa russa, que cita um comunicado do Kremlin, a "Ordem da Amizade foi atribuída aos comediantes pelos seus méritos especiais no reforço da paz, da amizade, da cooperação e da compreensão mútua entre os povos". 

"Trata-se de um prémio baseado nas suas atividades como um todo e não num projeto específico. Essencialmente legitima o jornalismo de partidos ao mais alto nível", acrescenta. 

🤡 The "prankers" Vovan and Lexus were awarded the Order of Friendship in the Kremlin

Vovan and Lexus became famous for their fake interviews, during which they called celebrities, Western politicians and opposition figures posing as high-ranking officials and extracted… pic.twitter.com/VNYwJARoxX

— NEXTA (@nexta_tv) July 4, 2024

Entre as 'vítimas' de Vovan e Lexus, além de Cameron, está também o presidente francês, Emmanuel Macron, o ex-primeiro-ministro britânico Boris Johnson, o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, antigo presidente dos Estados Unidos, George W. Bush Jr, e, mais recentemente, a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, conta a agência de notícias Reuters. 

Leia Também: Rússia. Norte-americano condenado a mais de 12 anos por tráfico de droga

Ler artigo completo