Autoridades intercetam carregamentos de cocaína no Senegal com o valor de 50 milhões de euros

3 meses atrás 34

As alfândegas senegalesas anunciaram esta terça-feira ter intercetado, desde sexta-feira, em várias operações, três carregamentos de cocaína, com um valor total estimado em mais de 50 milhões de euros.

Nos últimos meses, as autoridades senegalesas têm vindo a registar um número crescente de apreensões de cocaína proveniente de países vizinhos, nomeadamente da Guiné-Conacry, Gâmbia, Guiné-Bissau e Mali, consideradas zonas de trânsito de droga produzida na América Latina, a caminho da Europa.

Num comunicado divulgado esta terça-feira, a polícia afirma ter intercetado, sábado, um camião frigorífico na estrada Moussala-Kedougou (leste), perto da fronteira com o Mali, "proveniente de um país vizinho".

"A busca do camião revelou 264 placas de cocaína, pesando um total de 306,24 kg, cuidadosamente escondidas no compartimento de ventilação do frigorífico", acrescentou.

O valor da apreensão está estimado em 24,53 mil milhões de francos CFA, ou seja, cerca de 37,3 milhões de euros.

Na véspera, a brigada aduaneira de Kalifourou, no sul do país, tinha efetuado uma operação sobre um veículo proveniente de "um país vizinho" conduzido "por um indivíduo proveniente de um país do Sahel", segundo um outro comunicado publicado na sexta-feira.

Os agentes aduaneiros descobriram 95 pacotes de cocaína no valor de 8,7 mil milhões de francos CFA (cerca de 13,2 milhões de euros).

Uma outra apreensão efetuada também no sábado, no aeroporto internacional Blaise Diagne, perto de Dacar, levou à descoberta de 18 quilogramas de cocaína, no valor de cerca de 1,44 mil milhões de francos CFA (cerca de dois milhões de euros).

A droga encontrava-se numa mala que fazia parte de uma remessa de bagagem não acompanhada "proveniente de um país limítrofe do Senegal e com destino a um país da União Europeia".

Várias apreensões de cocaína foram anunciadas pelas alfândegas nos últimos meses, uma delas com uma tonelada, em meados de abril, no leste do país, na fronteira com o Mali, e várias outras no início deste mês.

Em novembro de 2023, o exército anunciou a apreensão de cerca de três toneladas de cocaína de um navio detido em águas internacionais ao largo da costa do Senegal.

Ler artigo completo