Baixar impostos e usar imóveis do Estado. As medidas da IL para Habitação

3 meses atrás 42

O líder da Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, anunciou, esta terça-feira, as medidas do partido para combater a crise na Habitação no país, que passam, essencialmente, por colocar os imóveis do Estado ao serviço da população e baixar os impostos. 

"A Iniciativa Liberal tem soluções para que possamos começar a ter habitação agora para os portugueses", começou por referir em declarações aos jornalistas, em Lisboa, junto a um imóvel do Estado que se encontra abandonado. 

"É um edifício que não está ao serviço da população, não está ocupado. Aqui podia viver gente e neste momento está ao abandono", lamentou, frisando que "há dezenas de milhares de imóveis do Estado que não estão a ser ocupados".

"Esta é uma possibilidade para termos mais habitação, permitindo que privados possam fazer ofertas para dinamizar e recuperar este tipo de espaços e que se comprometam, durante um período mais ou menos alargado, a colocar estes imóveis no mercado para renda acessível", explicou. 

Outras propostas da IL passam pela redução do IVA na construção, uma vez que a habitação "é um bem essencial e, por isso, não pode ser tributada como luxo", e pela "eliminação do IMT", um imposto que, segundo Rui Rocha, "não faz sentido nos dias de hoje".

No arrendamento, o liberal afirmou que "é preciso que os proprietários coloquem mais habitação no mercado" e, neste sentido, considerou que é necessário que a "tributação da renda possa diminuir".

Leia Também: IL quer subir pelo menos de oito para 12 deputados nas legislativas

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo