Baldé e Suker tramam Gaminha na estreia

5 meses atrás 76

29ª jornada da Liga Portugal Betclic, a primeira de Sérgio Gaminha como treinador principal do CD Tondela. Na estreia, o técnico perdeu em casa, diante do FC Penafiel (0-1), num jogo que ficou marcado pelo caricato lance do golo.

O jogo começou descontraído, mas não desinteressante. O CD Tondela tentou transportar para as quatro linhas a tranquilidade na tabela. Com calma, procurou ter mais bola no meio-campo adversário, sem entrar em ritmos exorbitantes. Rui Gomes foi o mais inconformado e dispôs, aos dez minutos, da melhor ocasião beirã no primeiro tempo: à entrada da área, puxou de uma trivelada.

Atrevimento visitante

Contudo, daí em diante, o FC Penafiel, mais aflito na tabela, assumiu as rédeas do encontro. André Silva mostrou-se irrequieto e importante na pressão — quase obrigou Léo a errar —, mas a diferença foi feita por outro Silva.

João Silva, minutos após ter realizado uma notável arrancada pela esquerda — que quase terminou em golo — cruzou para o pânico. Léo tentou duas vezes, mas nunca conseguiu agarrar; em sobressalto, a defesa caseira aliviou, mas contra o corpo de Suker. Felizardo, o avançado ficou com o golo em seu nome, após a bola seguir lentamente para o fundo das redes. Golo caricato, mas também conta.

Após o descanso, o segundo tempo começou a um ritmo consideravelmente superior. Apesar de equilibrado, o jogo pendeu para o lado do CD Tondela consoante o passar do tempo.

A parede que atrapalhou a estreia

A entrada de Costinha foi um dos motivos. O experiente médio, criativo como de costume, mexeu com o jogo e deu outra vida ao ataque auriverde. Seja na criação ou na finalização, o camisola 11 deu esperança aos adeptos da casa: o empate era possível.

A esperança continuou viva — bem viva — até ao apito final, mas Manuel Baldé vestiu a pele de vilão. O guarda-redes rubricou uma exibição assinalável e agigantou-se perante dois remates com selo de golo, primeiro de Costinha e depois de Daniel dos Anjos — remate que ainda esbarrou no ferro.

Desta forma, com cinco jornadas para o final do campeonato, o FC Penafiel deu um passo importante na luta pela permanência: ficou 11 pontos acima do lugar de descida, nove do que dá acesso ao play-off. Do outro lado, o CD Tondela continua, à condição, no quinto lugar.

 Tondela x Penafiel

 Tondela x Penafiel

Ler artigo completo