Banco Montepio realiza primeiro exercício de mensuração de impacto social

2 meses atrás 52

Segundo o banco, o relatório apresenta várias inovações, entre elas, a mensuração do impacto social; uma iniciativa pioneira no setor que assenta na aplicação de uma metodologia de avaliação de impacto.

O Banco Montepio publicou recentemente o seu Relatório de Sustentabilidade de 2023, que foi verificado pela primeira vez por entidade externa.

Segundo o banco o relatório apresenta várias inovações, entre elas, a mensuração do impacto social; uma iniciativa pioneira no setor que assenta na aplicação de uma metodologia de avaliação de impacto.

Quais são os principais destaques do Relatório de Sustentabilidade 2023?

Em termos de “diversidade, equidade e inclusão” é dito que há 57% de mulheres no conselho de administração; 50% na comissão executiva e 40% nas primeiras linhas de decisão.

Ao nível da governação e práticas éticas, o banco destaca o alinhamento com oito frameworks internacionais de referência no setor: GRI, WEF, TCFD, UN GC, UN ODS, WEPs, UN “Forward Faster 2030” e Capitals Coalition.

O Montepio salienta ainda a implementação de modelo e políticas de governação exclusivamente dedicados à Sustentabilidade e ESG; o desempenho de 80% no Transformational Governance (TG) do UN Global Compact e o contributo pleno para 8 das 12 metas do ODS16.

Em termos de impacto social há 30% do crédito habitação total atribuído a jovens (com menos de 35 anos); 14% do crédito habitação total atribuído a famílias com rendimentos abaixo da média nacional; e 27% de quota de mercado junto das Entidades da Economia Social e Solidária, com fins exclusivamente sociais.

Ao nível da ação climática e gestão ambiental verifica-se a redução de 2,8% da pegada de carbono, consolidada nos 3 âmbitos de GEE (gases de efeito estufa).

Para Pedro Leitão, CEO do Banco Montepio, “o Relatório de Sustentabilidade 2023 é um testemunho do nosso compromisso inabalável com a sustentabilidade, suportado por um modelo de governação robusto e práticas de divulgação do desempenho que resulta da missão diária do Conselho de Administração e das nossas pessoas: servir bem clientes e comunidades, contribuindo para a sua prosperidade”.

“Ao definirmos a nossa estratégia de sustentabilidade em função de objetivos a médio e longo prazo, reconhecemos a natureza duradoura das nossas ambições”, refere o CEO.

“Tendo consciência que existe ampla margem de evolução, este relatório apresenta os progressos, conquistas e desafios que nos permitiram aperfeiçoar o nosso desempenho em 2023, visando o aumento do bem-estar organizacional, social, cultural e financeiro a longo prazo, a saúde financeira e a promoção da inclusão e acessibilidade digital”, conclui.

“O compromisso histórico com a responsabilidade social corporativa, com a equidade e a inclusão, com os princípios de banca responsável, a redução do impacto ambiental e criação de valor social, reforça-se assente no rigor e transparência”, defende o Banco Montepio.

Ler artigo completo