Banco que surgir da fusão BBVA/Sabadell vai liderar segmento das PME

3 meses atrás 85

A entidade que surgir da fusão do BBVA com o Sabadell vai trabalhar com 66% das empresas com faturação entre um e 100 milhões de euros.

O grupo que for criado a partir da fusão entre o BBVA e o Sabadell irá liderar o segmento das pequenas e médias empresas (PME) em Espanha. A nova entidade vai trabalhar com 66,2% das empresas com faturação entre um e 100 milhões de euros e com 40% de trabalhadores independentes e microempresas, com faturação até dois milhões, escreve o “El Economista”.

Estas estimativas, que foram divulgada pela consultora Inmark, colocam a nova entidade que nascer da fusão à frente do CaixaBank, que trabalha com 65,2% e 37,6%, e do Santander, com 56,5% e 22,8%, respetivamente.

Na sua oferta, o BBVA destacou a complementaridade da operação pela posição favorável do Sabadell no mundo empresarial e, em especial, junto das PME. Isto a par de outros fatores, como a possibilidade de haver uma poupança dos custos associados às plataformas informáticas das instituições financeiras.

A fusão irá criar o segundo maior banco do país, a seguir ao Santander, e vai concentrar mais de 25% do crédito concedido em Espanha. No conjunto das maiores instituições financeiras, quase 80% do crédito ficaria nas mãos do BBVA/Sabadell, CaixaBank e Santander.

No final da semana passada, o BBVA apresentou o pedido de registo da Oferta Pública de Aquisição (OPA) à Comissão Nacional do Mercado de Valores Mobiliários (CNMV), lançando assim o processo efetivo que visa atrair acionistas de Sabadell com pelo menos 50,01% do seu capital.

Ler artigo completo