Bankinter Investment lança veículo para investir em imobiliário e quer levantar 100 milhões

2 horas atrás 26

O Bankinter Investment acaba de lançar um novo veículo de investimento alternativo, o Horizon Estate, que “contará com um conjunto de diversos ativos imobiliários internacionais de primeira linha”, garante a sociedade. O novo fundo terá uma duração estimada de oito anos com um período de investimento de três anos.

O Bankinter Investment lançou um novo veículo de investimento alternativo em ativos imobiliários globais. Chama-se Horizon Estate e é o primeiro veículo de investimento de escala global lançado pelo Bankinter Investment que assenta na construção de uma carteira de ativos com presença na Europa, Estados Unidos, Austrália e Ásia.

A criação deste novo fundo resulta de uma parceria entre o Bankinter Investment e o Partners Group, que será o sócio-gestor do veículo e que co-investirá com o Bankinter Investment, alcançando ambas as entidades uma participação conjunta superior a 10% do volume objetivo, revela o banco.

A tipologia de ativos imobiliários suscetíveis de serem adquiridos corresponderá a segmentos tão diversos como o industrial, o residencial, residências de estudantes, espaços ligados ao setor da saúde ou centros de dados, entre outros.

“O foco dos investimentos vai centrar-se em ativos imobiliários de primeira linha com capacidade de reposicionamento e criação de valor através de diferentes estratégias (otimização operativa, escalabilidade da carteira e sustentabilidade dos imóveis a longo prazo, entre outras), em locais estratégicos de países e regiões com perspetivas macroeconómicas sólidas e máxima qualidade em termos de crédito”, explica o Bankinter.

“Este novo fundo nasce com o objetivo de alcançar os 100 milhões de euros de capital comprometido pelos clientes de patrimónios elevados e perfil institucional do Bankinter, com os quais o banco comercializa os seus veículos de investimento alternativo e com quem coinveste, como um dos investidores mais relevantes”, avança a instituição.

O valor mínimo de investimento são 200 mil euros.

A distribuição geográfica estimada dos ativos onde o Horizon Estate vai investir centrar-se-á maioritariamente nos Estados Unidos da América e Europa, havendo a possibilidade de incorporar ativos de primeira linha noutras localizações como Ásia ou Austrália.

A distribuição setorial rondará os 40% em ativos de tipo residencial muito selecionados, e 30% noutro tipo de ativos imobiliários, sendo estas proporções uma estimativa sobre a base da carteira atual em análise.

O novo fundo terá uma duração estimada de oito anos, com um período de investimento de três anos.

A Partners Group, entidade sócia-gestora do fundo, é uma das maiores gestoras na indústria global de mercados privados, com mais de 20 anos de experiência, mais de 1.800 colaboradores e mais de 149 mil milhões de dólares de ativos sob gestão em regiões de todo o mundo e diferentes tipologias de investimento, como private equity, infraestruturas, dívida e investimento imobiliário. “Neste último segmento, conta com certa de 16 mil milhões de dólares em mais de 270 investimentos em todo o mundo e com inquilinos nos seus ativos de arrendamento de primeira linha, já que em muitos casos são empresas”, explica o banco.

Em todos os veículos, o Bankinter Investment manteve o modelo de parceria exclusiva com um sócio especialista na gestão de cada segmento.

A sociedade oferece “alternativas de investimento aos seus clientes em setores tão diversos como as energias renováveis, residências de estudantes, setor hoteleiro, logística, infraestruturas, tecnologia, superfícies comerciais, residencial, capital de risco e meio ambiente”, detalha a empresa.

Bankinter Investment quer ser um player em investimento alternativo

O Bankinter Investment, com este fundo, consolida o seu posicionamento como uma das principais plataformas de investimento alternativo.

Desde 2016, esta filial tem desenvolvido uma importante estratégia em torno do investimento alternativo que a converteu numa referência no mercado ibérico, com um total de 26 veículos lançados, sete em Portugal, ao longo dos últimos oito anos.

O capital comprometido por investidores em Espanha e em Portugal aproxima-se dos 5 mil milhões de euros o que, se se incluir o financiamento de projetos, representa atualmente uma carteira de ativos sob gestão próxima dos 8 mil milhões de euros, que atingirá perto de 10 mil milhões de euros quando todos os veículos estiverem investidos a 100%, revela a sociedade do Bankinter.

“No total, mais de 11 mil famílias espanholas e portuguesas investiram pela mão do Bankinter Investment e dos seus sócios, investidores âncora dos diferentes veículos, com uma clara vocação de promover a poupança e rentabilização financeira a longo prazo, diversificando em ativos imobiliários, otimizando os binómios de rentabilidade-risco, e procurando ao mesmo tempo gerar um impacto real e duradouro sobre o meio ambiente, sociedade e economia”, segundo o comunicado.

Ler artigo completo