Bar de petiscos em Lisboa promove “Natal Sem Cerimónias e Sem Desperdício”

9 meses atrás 65

O Sem Cerimónias, bar de petiscos situado em Alvalade, volta a promover uma campanha, no dia 26 de Dezembro, com o lema “Natal Sem Cerimónias e Sem Desperdício”. Neste dia, o espaço será o ponto de recolha para todos os lisboetas que queiram entregar as sobras da Consoada e do almoço de Natal. Todos os alimentos entregues são nessa mesma noite distribuídas pela Refood a quem mais precisa.

“Todos os anos vejo a quantidade de comida que sobra nestes dias festivos e este ano pensei que finalmente tinha as condições para poder fazer algo diferente. Entrámos em contacto com a Refood aqui de Alvalade, que tem tido um papel muito importante na comunidade e que logo se quis juntar a nós nesta iniciativa”, explica Ana Nabais, uma das proprietárias do Sem Cerimónias, que abriu com João Blanco, responsável pela cozinha, em 2019.

As entregas das sobras de Natal podem ser feitas no Sem Cerimónias (Tel. 914860177), no bairro de São Miguel, mais precisamente na rua Alfredo Cortês, entre as 16h00 e as 19h00 do dia 26 de dezembro. A Refood é uma organização de atuação micro local, criada para reaproveitar excedentes alimentares para entregar a quem mais precisa.

Sem Cerimónias

Até lá, hoje, ainda é possível encomendar os cabazes de Natal Sem Cerimónias com alguns dos produtos que servimos no bar. O primeiro inclui vinho tinto Quinta das Camélias Syrah, muxama de atum, paio do cachaço, queijo Monte da Vinha, foie de bacalhau, azeite virgem extra da Herdade do Esporão, pétalas de pão tostado, doce de abóbora, pesto e picante caseiros (€60). O segundo inclui uma garrafa de Montaria tinto reserva, paio do cachaço, queijo, doce de abóbora e pesto caseiro (€30). Refira-se que o bar de copos e petiscos funciona, incluindo a esplanada, de terça a quinta-feira, das 16h00 às 0h00, e sexta-feira e sábado, até às 2h00.

Combate do desperdício alimentar no Natal

A empresa Too Good To Go voltou a apelar ao combate ao desperdício alimentar através da reutilização das sobras da comida de Natal, uma vez que nesta quadra é frequente a preparação de comida em excesso.

A Too Good To Go é uma empresa que opera através de uma app, vendendo excedentes de restaurantes, padarias e cafés locais por um preço baixo, que de outra forma seriam descartados.

Segundo um estudo sobre o consumo alimentar nesta época festiva divulgado esta quinta-feira, a Too Good to Go verificou que os portugueses desperdiçam até 10% da comida no Natal.

Horacio Villalobos

Ler artigo completo