Barcelona salvo pela nova coqueluche

7 meses atrás 93

Foi preciso sofrer, mas a nova coqueluche blaugrana, Vítor Roque, estreou-se a marcar na Europa e com a camisola do Barcelona e deu a vitória aos catalães sobre o Osasuna, para o campeonato, por 1-0.

Sem João Félix (lesionado) e com Cancelo a titular, o Barcelona voltava à ação no campeonato, recebendo o Osasuna, em busca de regressar ao caminho das vitórias e sabia que tinha pela frente um osso duro de roer. Como esperado, os comandados de Xavi assumiram as rédeas do jogo e a posse de bola e viram os de Pamplona defender quase sempre em bloco baixo.

Perante isto, os catalães foram controlando e tentando dinamizar, com Gundogan como principal motor de ligação entre setores, mas ia faltando algumas clarividência. A espaços, o jovem Lamine Yamal acelerou e Lewandowski deu-se ao jogo, enquanto Fermin Lopez - entrou aos 7' para o lugar do lesionado Ferran Torres - ajudou, mas faltava um pouco mais de atrevimento no último terço e o perigo foi escasso. Do outro lado, o Osasuna era mais assertivo e vertical com bola e ainda assustou numa cabeçada de Budimir, num canto, mas foi provavelmente a sua única chance de destaque. Havia muito a melhorar.

Xavi sabia que a sua equipa era capaz de mais e melhor e a ida aos balneários fez o Barcelona acelerar os seus processos com bola no último terço, mas foi preciso o técnico espanhol ir ao banco de suplentes para chegar o tão desejado golo. O avançado brasileiro Vítor Roque entrou aos 62' e precisou de cerca de um minuto para responder a um grande cruzamento de trivela de Cancelo na esquerda e cabecear para o 1-0, o seu 1º golo blaugrana. Apenas quatro minutos depois, Unai García agarrou um adversário que se desmarcava na esquerda, viu o segundo amarelo e consequente vermelho.

Numa primeira instância, o Osasuna até reagiu bem à expulsão e criou um par de oportunidades, mas o Barça soube voltar à gestão da posse de bola e foi aproveitando o espaço que agora havia a mais, ao ponto de Lewandowski marcar aos 79'. Contudo, o polaco estava fora de jogo no momento do passe. O golo da tranquilidade não chegou, o Osasuna insistiu nos minutos finais e até esteve perto do empate nos descontos, mas oi Barcelona aguentou-se e acabou mesmo por vencer por 1-0.

Ler artigo completo