Yago dos Santos joga na Sérvia: «Posso tentar explicar, mas não vão entender»

2 horas atrás 24

Durante o Estrela Vermelha x Benfica, para a Liga dos Campeões, o zerozero encontrou Yago dos Santos, basquetebolista dos sérvios. O brasileiro falou sobre a paixão pelo futebol, a vida na Sérvia e o sonho da NBA.

«Eu sou brasileiro, por isso amo futebol», começou por dizer Yago ao nosso portal. «Assisto a muitos jogos, principalmente do meu clube, que tem as duas modalidades. Na equipa de futebol tenho o Bruno Duarte, que também é brasileiro e é sempre bom acompanhá-lo, para apoiar. Ainda para mais contra uma equipa muito boa e que fala a mesma língua que a minha, como é o Benfica».

Mas terá Yago alguma relação com as águias? «Não, não tenho ligação ao Benfica, mas conheço alguns jogadores de ver jogar. »

Depois do futebol, veio, obviamente, o basquetebol. O jogador brasileiro chegou na temporada passada a Belgrado, proveniente do Ratiopharm Ulm, da Alemanha, e a temporada foi muito positiva: três títulos em quatro possíveis, mas as ambições são maiores. «As expectativas são elevadas. Estou feliz por estar aqui, a época passada foi muito boa. Queremos ganhar tudo. Na época passada ganhamos três títulos e agora queremos chegar à Euroliga

Yago no Marakana @DIOGO MATOS - ZEROZERO

O Estrela Vermelha é naturalmente conhecido pelo ambiente fervoroso na Arena Belgrado. Vinte mil lugares, normalmente lotados e uma atmosfera difícil para quem lá joga. Para Yago dos Santos, é um sentimento indescritível: «É difícil explicar porque, tudo o que eu disser, as pessoas não irão entender. A cidade é incrível e as pessoas vibram muito com o desporto. Deixa-me confiante jogar sempre com o pavilhão cheio, num clube apaixonado por basquetebol», confessou.

Recentemente na comitiva olímpica brasileira em Paris, o pequeno base (1,68m) concretizou um sonho de menino: «Os Jogos Olímpicos foram a realização do meu maior sonho. Vai ficar marcado na minha memória para sempre, foi incrível.»

Sobre a NBA, Yago assumiu como um sonho, mas não quer saltar etapas: «Tenho o sonho, todos temos. Mas estou feliz onde estou, pelo que conquistei até agora e pelo papel que tenho. Se continuar assim vou ter a minha hipótese e vou aproveitá-la.», assumiu, antes de falar sobre os colegas na liga americana. «O Gui Santos é meu amigo e espero que se mantenha por lá muitos anos. É bom para eles e para nós, divulgam a nossa cultura», concluiu. 

Yago, de 25 anos, vai para a segunda temporada nos balcãs, desta feita com os olhos postos na Euroliga.

Ler artigo completo