Barragem do Alto Tâmega já está a injetar eletricidade para a rede nacional

8 meses atrás 64

Ficou concluída na segunda-feira a ligação de uma das duas turbinas da barragem, agora espera-se que até ao final do mês de fevereiro a outra turbina se ligue e que em março o complexo hidrelétrico do Tâmega esteja a funcionar com a sua capacidade total.

A empresa espanhola de distribuição de energia e eletricidade Iberdrola divulgou em comunicado na segunda-feira, que deu um novo passo para colocar a funcionar o seu complexo hidrelétrico do Tâmega, com a conexão de uma das duas turbinas da usina hidrelétrica, do Alto Tâmega, à rede nacional portuguesa.

O complexo é composto por três usinas, cujas capacidades variam entre os 118 megawatts (MW) e os 880 MW. Depois de a primeira turbina estar conectada à rede nacional prevê-se que a segunda fique conectada até ao fim do próximo mês. Prevendo-se que em março todo o complexo hidrelétrico do Tâmega esteja a funcionar com a sua capacidade total, de 1.158 MW.

“O Complexo Hidrelétrico do Tâmega possibilitou um aumento de 33% na capacidade de armazenamento hidrelétrico de Portugal. Esse aumento de potência representou um incremento de mais de 60% no volume de energia armazenada por bombeamento em 2023 em comparação com 2021”, revela em comunicado Rafael Chacon Llorente, diretor de projeto do Complexo.

Esta é uma das maiores iniciativas energéticas da história de Portugal, tendo contado com um investimento de 1,5 mil milhões de euros e conta com uma reserva de energia de 40 milhões de kWh, o que equivale à energia consumida por 11 milhões de pessoas durante 24 horas nas suas casas, refere a empresa.

Em Portugal já 60% da eletricidade consumida é proveniente de fontes renováveis, existindo a meta de atingir os 85% até 2030.

Ler artigo completo