BASQUETEBOL | Dragões e leões voltam à ação europeia: «Não nos escondemos»

8 meses atrás 74

É já esta quarta-feira, 10 de janeiro, que recomeça a 2ª ronda da FIBA Europe Cup - 4ª prova mais importante de clubes europeus - e as duas equipas portuguesas ainda em prova, Sporting e FC Porto, entram em ação, com testes distintos, mas ambos complicados, pela frente.

Leões e dragões tinham ambos ficado entre os melhores 2ºs classificados na 1ª ronda e mereceram, por isso, a passagem a esta 2ª ronda, que funciona numa nova fase de grupos, e tiveram arranques do mais semelhantes possíveis, após venceram o seu primeiro jogo e perderem o segundo. Encontram-se ambos, assim, em 2º nos respetivos grupos, ambos com três pontos e ambos, curiosamente, em igualdade pontual precisamente com o seu adversário desta 3ª jornada, o que dá contornos de ainda maior importância aos seus duelos.

A turma verde e branca é a primeira a entrar em ação, pelas 18 horas de Portugal Continental, e visita o reduto dos polacos do Legia Warszawa, uma equipa que defrontou o FC Porto em 2021/22, nesta mesma prova, e que conta com tradição europeia, de tal modo que na época passada jogou a Liga dos Campeões.

Será um teste difícil para os comandados de Pedro Nuno Monteiro, não só pela fisicalidade imposta pelo Legia, uma equipa com mais corpo e mais centímetros, mas também pelos intervenientes que estão do outro lado, incluindo Marcel Ponitka, um dos melhores jogadores do seu país, e o norte-americano Christian Vital, em destaque nesta FIBA Europe Cup (média de 21 pontos por jogo). Contudo, os leões estão a fazer uma grande temporada e, além de serem líderes isolados da Liga Betclic, têm apenas cinco derrotas nos 21 jogos disputados, incluindo provas europeias.

Pedro Nuno Monteiro, treinador do Sporting, em discurso direto:

Antevisão: «O Legia joga numa liga mais conhecida do que a nossa e está a fazer uma boa época. Estamos à espera de encontrar grandes dificuldades num jogo que decide muita coisa no grupo. Em teoria, a equipa turca - Bahçesehir Koleji - passa à próxima fase e, como só passam dois, nós temos de lutar por esse lugar. Queremos e temos essa ambição, por isso temos de ganhar.»

Equipa motivada: «A equipa está motivada e sabe da importância deste jogo, assim como sabe o adversário que vai ter pela frente. É uma equipa com um orçamento superior ao nosso, mas não será isso que vos vai impedir de lutar pela vitória. Queremos ganhar, vamos fazer por isso e já o conseguimos noutros jogos deste grau de dificuldade. Nós queremos estar na próxima fase, queremos estar nas decisões, e vamos fazer por isso.»

Pouco depois, pelas 18h30 de Portugal Continental, é a vez do FC Porto entrar em ação, desta feita na visita ao reduto dos alemães do BG Gottingen, uma equipa que brilhou na 1ª ronda e terminou em 1º lugar no seu grupo, contando com seis vitórias nos oito jogos disputados na prova. Além disso, joga a liga alemã, uma das melhores da Europa, embora aí o cenário esteja mais difícil, encontrando-se em 16º, mesmo acima da zona de despromoção.

Os bases Zach Ensminger e Umoja Gibson são das suas principais figuras, até porque perderam recentemente Deondre Burns - transferiu-se para o Hapoel Holon -, mas que pode estar ao alcance dos comandados de Fernando Sá, que também têm estado em boa forma e levam apenas cinco derrotas nos 24 jogos disputados esta época.

Anthony Barber, base do FC Porto, em discurso direto:

As perspetivas para o encontro: «É uma equipa muito forte, mas nós também somos. Temo-nos vindo a preparar bem para este jogo e sinto que temos boas hipóteses de vencer.»

Prontos para jogar olhos nos olhos com o adversário: «Todos os jogos são importantes. Estamos prontos, não nos escondemos de ninguém, vamos entrar para lutar pelos dois pontos.»

As primeiras sensações após o regresso de lesão: «Estou a sentir-me bem, tenho-me cuidado bem. Senti-me bem no último jogo e estou preparado para o que aí vem.»

Os benefícios do interregno no final do ano passado: «A pausa foi boa para nos afastarmos um pouco do basquetebol e relaxarmos, mas também para voltarmos mais fortes. O primeiro dia após o regresso foi surpreendentemente bom. Estamos todos comprometidos e prontos para o que resta da época.»

LEGIA WARSZAWA

EMPATE

SPORTING

Ler artigo completo