BASQUETEBOL | É dia de Clássico na Luz: «Estamos prontos para todos os ambientes

7 meses atrás 85

Este sábado, 10 de fevereiro, é dia de eterno Clássico do basquetebol nacional, com o Benfica a receber o FC Porto, num duelo que pode mexer com o pódio da Liga Betclic e onde o Sporting estará à espreita. Este é daqueles que significa mais do que «apenas» uma vitória.

A nível de moral, o FC Porto chega a este jogo na mó de cima, motivado pela grande qualificação para os quartos de final da FIBA Europe Cup, após bater os alemães do BG Gottingen (82-64) e a isso junta a liderança isolada da Liga Betclic, embora tenha perdido o último jogo para o campeonato, frente à Oliveirense (90-86).

O Benfica, por sua vez, tem sido mais inconstante a nível exibicional e de resultados esta época e, especialmente, nas últimas semanas, mas vem de duas importantes e esclarecedoras vitórias, sobre o Esgueira e Ovarense. Além disso, os comandados de Norberto Alves sabem da importância de vencer este jogo, para pressionarem e aproximarem-se dos dois rivais no topo da classificação.

Estes são, de resto, dois clubes que se conhecem como poucos a nível nacional e já se defrontaram, entre todas as competições, mais de 100 vezes e a vantagem, de forma geral, é encarnada, especialmente a jogar em casa, onde os dragões venceram apenas 14 vezes, desde 2004, em 49 ocasiões.

Aaron Harrison, extremo norte-americano do FC Porto, em discurso direto:

Qualificação europeia: «Foi super importante, é por isto que temos trabalho desde o início da época e queríamos mostrar a toda a gente que somos uma equipa capaz de competir ao mais alto nível. Vamos continuar a fazê-lo, porque queremos continuar a vencer e passar à ronda seguinte.»

Forma para manter: «Temos de dar seguimento ao bom momento, vem aí um grande jogo contra o Benfica e já só estamos focados nisso.»

As expetativas do costume: «Vamos entrar fortes e a jogar como sabemos, dando o máximo e mantendo-nos unidos. Já tivemos os nossos altos e baixos, mas vamos dar o máximo e queremos ir lá ganhar.»

40 minutos no limite: «Temos que dar tudo desde o princípio, sempre focados em nós. Não sei ao certo o que é que eles vão apresentar, mas garanto que vamos estar focados nos aspetos táticos e físicos, fazendo todos os possíveis para ganhar.»

Na Luz como no Dragão: «Estamos prontos para todos os ambientes e até gostamos de jogar fora, contra públicos hostis, porque isso funciona como combustível para nós. A vitória é o mais importante e o objetivo de todos nesta equipa.»

Ben Romdhane, extremo tunisino do Benfica, em discurso direto:

Preparação: «Preparámos muito bem o jogo. Temos algumas pequenas lesões, mas preparámos o jogo toda a semana. Aliás, tivemos duas semanas para preparar o jogo. Na mente dos jogadores só está este jogo, vamos jogar contra o FC Porto, há uma grande rivalidade. Queremos perceber como estamos neste momento. De certeza que vai ser um jogo duro. Estamos mentalmente preparados, fisicamente e espero que seja um bom jogo para nós.»

Equipas em bons momentos: «Quer o Benfica, quer o FC Porto, neste momento estão na melhor fase da época. Para nós vai ser um bom teste. Têm muito bons jogadores, grandes talentos, mas também nós. Vai ser um jogo exigente para as duas equipas. A equipa precisar controlar o foco e colocar mais energia na defesa e vamos vencer o jogo.»

Jogar em casa: «Quando o FC Porto começou a construir a equipa, fê-lo para poder ganhar ao Benfica, todas as equipas querem vencer o Benfica. Quanto temos o apoio incondicional dos adeptos, ajudam-nos a estar concentrados, transmitem-nos energia. O último mês foi duro, tivemos muitas viagens, com cinco, seis jogos fora. Além deste jogo com o FC Porto, devemos ter cerca de mais nove jogos aqui, por isso esperamos esse apoio dos adeptos, que também merecemos.»

Ler artigo completo