BASQUETEBOL | FC Porto joga o tudo ou nada na Europa: «Estamos preparados»

7 meses atrás 85

Chegou o dia. É o tudo ou nada para o FC Porto, que está obrigado a vencer os alemães do BG Gottingen para continuar em prova na FIBA Europe Cup e seguir para a fase a eliminar. Os dragões jogam em casa e os dados estão lançados.

A turma comandada por Fernando Sá tem feito uma grande temporada no geral, tanto a nível interno, onde lidera o campeonato, como externo, onde ultrapassou a 1ª ronda da FIBA Europe Cup com distinção e estão apenas dependentes de si para avançar para a fase a eliminar.

A derrota com o Bilbao, no prolongamento (90-86) adiou o sonho, mas está tudo ainda em aberto e para continuar em prova os azuis e brancos têm apenas um cenário possível: vencer. É que os dragões estão em igualdade pontual com o Gottingen, o que os faz perder a vantagem no confronto direto, alcançada na 1ª volta, onde venceram os alemães, em solo germânico, por 81-87.

Tanner Omlid, extremo norte-americano do FC Porto, em discurso direto:

Motivação máxima: «Sinto que o grupo está pronto, estamos ansiosos por fazer um grande jogo contra uma grande equipa. Ganhámos em casa deles, vimos quão bem eles atiram ao cesto, assinaram com um base novo e são um coletivo forte.»

Receita para o sucesso: «Vamos chegar cedo ao pavilhão, fazer um bom aquecimento, preparar o corpo e a mente para não entrarmos adormecidos e fazermos uma boa exibição.»

Um desporto à parte: «No basquetebol é sempre complicado decidir o vencedor no início, porque é um jogo de ataque e contra-ataque. Vamos estar focados durante 40 minutos, perceber que temos de responder às ofensivas deles e que não podemos permitir lançamentos fáceis para ganharem ritmo. Temos de fazer o nosso jogo.»

Uma âncora na defesa: «Sei que não vou ser o melhor marcador e que o meu trabalho é impedi-los de marcarem muitos pontos, seja na luta dos ressaltos ou na defesa. Sou um jogador ativo, positivo e uma força na defesa. Estou cem por cento preparado, estes são os jogos por que todos ansiamos.»

O desaire em Oliveira de Azeméis: «Não jogámos bem. Não se ganham campeonatos em fevereiro, isto é uma maratona, a temporada é longa e mesmo perdendo sentimo-nos bem com a nossa prestação. Aprendemos com os erros, já analisámos o vídeo e estaremos mais preparados numa próxima vez.»

A importância do sexto jogador: «É ótimo jogar no Dragão Arena, porque temos uma massa associativa muito sólida e a maioria dos adeptos percebe muito de basquetebol, sabem quando e como nos devem apoiar. É maravilhoso jogar num pavilhão onde as pessoas percebem o desporto. É um grande jogo e estamos preparados para ele»

FC PORTO

EMPATE

BG GOTTINGEN

Ler artigo completo