BEI assina acordo com BCP para disponibilizar 400 milhões em crédito a empresas portuguesas

9 meses atrás 80

A garantia do BEI permitirá a concessão de até 400 milhões de euros em novos créditos a Mid-Caps portuguesas, facilitando o seu acesso ao financiamento e é esperado que os novos empréstimos possam beneficiar empresas que operam em regiões menos desenvolvidas em Portugal.

O Millennium BCP e o Banco Europeu de Investimento (BEI) assinaram um acordo para facilitar o acesso das empresas portuguesas (Mid-Caps) ao financiamento.

O BEI concederá uma garantia de 50% ao BCP para reforçar a sua capacidade de financiamento e de assunção de riscos e, consequentemente, gerar novos empréstimos de até 400 milhões de euros.

O banco estima que a transação irá beneficiar a economia portuguesa, “mobilizando novos investimentos no valor de até 560 milhões de euros”.

Portanto, a garantia do BEI permitirá a concessão de até 400 milhões de euros em novos créditos a Mid-Caps portuguesas, facilitando o seu acesso ao financiamento e é esperado que os novos empréstimos possam beneficiar empresas que operam em regiões menos desenvolvidas em Portugal.

O acordo é assinado numa altura em que as taxas de juro são elevadas, o ambiente operacional é difícil e a oferta de crédito é reduzida. “O acordo de garantia permitirá ao BCP conceder novos empréstimos com melhores condições de crédito, graças ao apoio do BEI”, sublinha o banco.

O CEO do BCP, citado no comunicado, diz que “após o sucesso desta parceria durante o período da pandemia, o Millennium BCP assume o compromisso de operacionalizar e fazer chegar rapidamente ao tecido empresarial, em condições vantajosas, estes novos apoios no montante de 400 milhões com a garantia do BEI, linhas estas que vão contribuir para o crescimento das exportações e da economia portuguesa”.

O Presidente da Comissão Executiva do BCP diz que “o banco ambiciona continuar a merecer a preferência dos empresários e dos gestores inovadores, o que requer da nossa parte, a par de uma oferta competitiva de instrumentos de financiamento – de que é exemplo a garantia que estamos agora a apresentar –, o acompanhamento de proximidade aos clientes”.

Para além do mais, a operação “está em plena consonância com o objetivo estratégico da UE e do Banco Europeu de Investimento de apoiar o acesso ininterrupto ao financiamento por parte das empresas de média capitalização europeias dada a sua importância para o crescimento, competitividade, inovação e emprego”.

O acordo foi assinado pelo vice-presidente do BCP João Nuno Palma e pela a Head of Division for Western Europe do BEI, Gemma Feliciani.

“As necessidades de financiamento das empresas são atualmente muito elevadas devido, entre outros fatores, ao elevado custo da energia e às perturbações em curso na cadeia de abastecimento”, defende Birthe Bruhn-Léon, Head of the Financial Institutions Department do BEI.

“A operação de garantia hoje assinada permitirá ao BCP aumentar o seu financiamento à economia real através de empresas de média capitalização e do sector público, apoiando ainda mais o crescimento económico de Portugal e a estabilização do emprego”, conclui.

Ler artigo completo