Benfica barrou o Barcelona: há números notáveis em relação a este feito

7 meses atrás 51

Benfica e o futebol português acordaram, esta quinta-feira, nas bocas da Europa. As águias desafiaram as probabilidades e fizeram o que ainda não tinha sido feito esta temporada: travaram o poderoso FC Barcelona. A equipa de Filipa Patão esteve até muito perto de vencer a partida, depois de recuperar de uma desvantagem de dois golos, mas sofreu o 4-4 em cima do apito final.

Embora a vitória tenha escapado no último suspiro, o feito da equipa portuguesa foi histórico e entrou diretamente para o livro das melhores memórias do futebol português. As estatísticas ajudam a engrandecer o que a equipa encarnada conseguiu, já que atestam o elevado grau de dificuldade da partida que as águias tiveram pela frente.

Ora vamos aos números. De acordo com o Playmakerstats, o Benfica conseguiu algo que não era conseguido por ninguém desde 2019: marcar quatro golos às catalãs num encontro da UEFA Women's Champions League. O FC Barcelona tinha sofrido quatro golos num embate europeu pela última vez a 18 de maio de 2019, quando perdeu a final da competição frente ao Lyon (4-1).

Na Champions Feminina, o Barcelona não sofria 4 golos num jogo desde 2019, quando perdeu 4-1 frente ao Lyon, na final da prova

⚠Em todas as competições, o Barcelona não sofria 4 golos num jogo desde junho 2021: 4-3 frente ao Atlético, na Liga 🇪🇸 pic.twitter.com/DgdxFOUrOw

— Playmaker (@playmaker_PT) February 1, 2024

Para que se tenha uma ideia, durante as cinco edições seguintes - onde incluímos a atual -  e até ao jogo desta quarta-feira, a equipa espanhola somou 36 vitórias, dois empates e cinco derrotas, tendo sofrido apenas um total de 30 golos e conquistado duas dessas edições. Antes do encontro com o Benfica, a equipa da Cidade Condal tinha sofrido apenas um golo na presente edição.

Se estendermos o filtro a todas as competições, os quatro golos encaixados por Gemma Font no Benfica Campus marcaram a primeira vez que o FC Barcelona sofreu tantos tentos desde junho de 2021. O Atlético Madrid tinha sido a última equipa a conseguir realizar esse feito, na 27.ª jornada da edição 2020/21 do campeonato espanhol, ao bater as catalãs por 4-3.

Como se tudo isto não bastasse, o conjunto benfiquista foi o primeiro a travar a máquina trituradora blaugrana na presente época. O FC Barcelona somava por vitórias as 22 partidas jogadas em todas as competições na presente temporada e a série subia para 23 se fosse contabilizada a vitória na final da UEFA Women's Champions League da época transata. Desmoronou perante o Benfica.

Ler artigo completo