Benfica diz adeus à "Champions" de basquetebol

9 meses atrás 61

Terrell Carter, o melhor marcador encarnado, tenta conduzir a equipa para o ataque João Paulo Trindade - slbenfica

O Benfica hipotecou a possibilidade de apurar-se para o "play-in" da Liga dos Campeões de basquetebol ao sair derrotado na receção aos turcos do Galatasaray, por 87-63, em jogo da quinta jornada do Grupo G.

Embora ainda falte um jogo, os encarnados já não têm possibilidades matemáticas de seguirem em frente na prova já que somam agora seis pontos, menos um do que o Galatasaray. Mesmo que na última jornada o Benfica vença os israelitas do Hapoel Jesuralém e os turcos percam com o PAOK, ambos ficariam com oito e, no confronto direto, os comandados de Norberto Alves perderam os dois jogos com a equipa de Istambul.

David McCommack, com 19 pontos e 10 ressaltos, foi o MVP do encontro. Do lado do Benfica, o melhor jogador foi Terrell Carter, com 14 pontos e quatro ressaltos.

Após a descida do presidente Rui Costa à quadra, instantes antes de começar o encontro, os turcos entraram melhor e obrigaram os encarnados a correrem atrás do resultado, num primeiro quarto algo atabalhoado no qual o jogo não fluía, fruto de um intenso trabalho defensivo de parte a parte, mas ao fim do qual o Benfica chegou a vencer, por 16-13.

A lutar por cada centímetro de terreno, o Benfica, competente, foi complicando as contas de um Galatasaray que, ainda com a ajuda de David McCommack, foi mostrando lacunas nas saídas para o ataque, motivo pelo qual não conseguiu inverter o resultado chegando ao intervalo a perder por 34-31.

Se do lado do Galatasaray David McCommack ia fazendo a diferença, não é menos verdade que nesta fase José Silva, com mão quente para os "triplos", ia empurrando o Benfica na luta pela vitória.

Quando, no meio do terceiro quarto, o Galatasaray se encontrou a perder por oito pontos (46-38) tudo levava a crer que o Benfica tinha condições para combater os turcos, mas nada de mais enganador.

Os comandados de Zvezdan Mitrovic acusaram o toque e lançaram-se para cima do Benfica, chegando ao final dos 30 minutos a vencer por 61-53, fruto de um esclarecedor parcial: 30-19.

No tudo ou nada, o Benfica voltou a entrar em falso e viu-se a perder por 15 pontos (71-56). A ineficácia na concretização facilitou a vida ao Galatasaray que se limitou a gerir a vantagem e a ampliá-la.

Ler artigo completo