Benfica é principal candidato ao título, mas Sp. Braga quer vencer

9 meses atrás 68

Os bracarenses são quartos, com 29 pontos, mas a uma curta distância dos três primeiros: estão a apenas um ponto do terceiro classificado, o Benfica, e a dois do duo da frente, Sporting e FC Porto, cenário que o técnico considera "positivo para o campeonato português", ainda que pense ser só uma "fase muito equilibrada".

"Vamos ter pela frente uma equipa fortíssima. O Benfica é reconhecidamente o principal candidato ao título e tem muita qualidade. Mas nós temos também a nossa ambição de poder somar mais três pontos e ultrapassar o nosso rival, para continuar o nosso período ascendente, juntando a isso uma boa exibição", disse o treinador na conferência de imprensa de antevisão.

Artur Jorge considerou o Benfica o principal candidato por ser o campeão em título e ter "a legitimidade para o defender", notando haver "outras equipas que foram preparadas para poder olhar apenas e só" para o cetro.

O Sporting de Braga vem de uma derrota, na terça-feira, em Nápoles (2-0), que afastou a equipa da Liga dos Campeões e a remeteu para a Liga Europa, mas regista quatro vitórias consecutivas no campeonato e o técnico garante um conjunto "motivadíssimo e superconfiante e com o moral em alta".

Ambas as equipas têm um perfil ofensivo - os minhotos são mesmo o melhor ataque da prova -, mas o treinador bracarense não espera um jogo partido, porque as duas equipas se conhecem muito bem, assegurando um Sporting de Braga fiel à sua identidade e pronto para "ferir" o Benfica.

Artur Jorge lembrou a recuperação do Sporting de Braga depois de um início de campeonato com duas derrotas, que deixou a equipa longe dos adversários da frente.

"Se ganharmos amanhã [domingo], ficamos em primeiro à condição, mas é apenas a 14.ª jornada, temos muito campeonato pela frente", notou.

O treinador, que revelou ter todos os jogadores disponíveis, nomeadamente Álvaro Djaló, que falhou o jogo com o Nápoles, por lesão, disse ainda que o Sporting de Braga não vai mudar a sua "matriz" quando questionado sobre se o encontro de domingo pode ser de afirmação para os 'arsenalistas' na luta pelo título.

"Há equipas preparadas e montadas para o título e tudo o que é abaixo disso é fracasso. Aqui não será assim, mas temos a legitimidade de lutar pelo melhor. Vamos andar à procura de chegar ao final do campeonato e avaliar se podemos ser ou não candidatos ao título", afirmou.

Sobre o clássico Sporting-FC Porto de segunda-feira, o treinador frisou primeiro a importância de vencer os 'encarnados' e, depois, implicitamente, mostrou preferência por um empate: "se ambos puderem perder pontos, ótimo".

Sporting de Braga e Benfica defrontam-se a partir das 20:30 de domingo, no Estádio Municipal de Braga, em jogo que será arbitrado por Luís Godinho, da associação de futebol de Évora.

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo