Benfica e Rangers reencontram-se três anos depois...e só há dois «sobreviventes» encarnados

6 meses atrás 66

O tempo é algo volátil, ainda para mais se olharmos para o desporto em geral e para o futebol em específico. O Benfica entra em ação esta quinta-feira na fase a eliminar da Liga Europa e tem pela frente um adversário que já conhece, mas que apenas defrontou em dois ocasiões, ambas na fase de grupos desta mesma prova, há apenas três anos (e quatro meses, para ser preciso). Contudo, muito mudou.

Olhando para esse duplo confronto entre águias e escoceses em novembro de 2020, que resultaram em dois empates (2-2 e 3-3), a turma portuguesa, na altura comandada por Jorge Jesus, então de regresso à Luz, foram utilizados 21 jogadores distintos, entre 26 convocados. O mais curioso? Perceber quantos se mantêm no clube nos dias que correm, isto tendo em conta o espaço de tempo tão reduzido que separa os dois encontros. 

Benfica

Europa League 2023/2024

Foram vários os nomes de destaque a fazer parte dessa equipa, como Vlachodimos, Grimaldo, Vertonghen, Pizzi, Darwin ou Everton Cebolinha, apenas para nomear alguns, mas apenas dois restam dos jogadores utilizados nesses dois jogos: Otamendi, que até foi expulso no primeiro jogo, e Rafa Silva, que até está em vias de terminar a ligação aos encarnados no verão.

Fora estes dois, o único ainda com ligação ao clube é mesmo Paulo Bernardo, curiosamente emprestado ao Celtic, grande rival do Rangers. Olhando para o plantel dessa época, há ainda os casos de Samuel Soares e Morato, que já iam aparecendo, mas num papel muito reduzido. Um total de cinco nomes em comum, num universos de 42 jogadores, em relação à época de 2020/21 e à atualidade.

Analisando o outro lado, do Rangers, também muito mudou- incluindo o treinador, tal como nos encarnados-, mas a estabilidade ao nível da construção do plantel é um pouco maior: comparando com há três anos, mantêm-se no plantel oito elementos: Barisic, McLaughlin, Leon King, Balogun, Scott Wright e nomes ainda mais importantes como o lateral e capitão James Tavernier, o central Connor Goldson e o experiente médio Ryan Jack.

Ler artigo completo