O Observatório do Futebol (CIES) divulgou, esta quarta-feira, um estudo que coloca o Benfica como o líder mundial na formação de futebolistas de alto nível. O Sporting aparece na nona posição, enquanto que o FC Porto surge no 45º lugar.
Com base nesta distinção estão os 94 atletas formados pelos encarnados que estão referenciados nas principais 49 ligas internacionais, o que indica uma pontuação de 103.7 pontos em índice de formação, à frente dos argentinos do Boca Juniores (102.2 pontos e 93 futebolistas) e dos espanhóis do FC Barcelona (98.6/81).
São considerados os clubes de formação as primeiras equipas em que os jogadores atuaram durante pelo menos três anos entre as épocas dos seus 15 e 21 anos. Já o índice desportivo dos jogadores é calculado considerando todos os minutos oficiais de jogos disputados a nível sénior durante o último ano, ponderados pelo coeficiente desportivo dos jogos.
Na análise à capacidade das academias de futebol de todo o mundo para formar desportistas de alto nível, o Sporting surge em nono com 73 atletas (índice de 82) e o FC Porto em 45.º, com 46 jogadores e registo de 50.7.