Best Youth lançam hoje 'Everywhen', um disco com uma sonoridade sem tempo

8 meses atrás 81

Seis anos depois do último álbum, os Best Youth lançam, esta sexta-feira, 19 de janeiro, 'Everywhen', um disco cuja sonoridade pretende provocar no ouvinte a sensação de uma suspensão do tempo.

Em entrevista ao Notícias ao Minuto, Catarina Salinas e Ed Rocha Gonçalves revelam que "parte do processo deste disco passou por tentar extrapolar um bocadinho" a sonoridade da dupla "para abarcar referências novas".

"Para isso tentámos que a produção ao mesmo tempo refletisse diferentes eras e conseguisse na mesma ser contemporâneo. Houve uma vontade de ser permeável a diferentes géneros musicais e encontrar referências que, descontextualizadas, funcionassem no contexto do tipo de música que gostamos de fazer. Idealmente quem ouvir este disco daqui a 20 anos (ou quem conseguir a proeza de o ouvir 20 anos antes de o termos gravado) vai sentir que a sonoridade não está 'presa' ao tempo em que o disco foi feito", descrevem.

'Everywhen' começou a ser composto em 2020, na altura em que o mundo estava confinado devido à pandemia da Covid-19, algo que acabou por se refletir no disco, principalmente na produção do mesmo.

"A pandemia, tal como a todos, encolheu o nosso mundo e forçou um bocado de isolamento a todo o processo. Quando a poeira levantou, sentimos que essa sensação de isolamento já era uma parte integral do próprio disco e avançamos para o produzir sozinhos e arriscar misturar parte dele também sozinhos. O processo foi duro, com muita tentativa e erro à mistura e muito síndrome do impostor, mas sentimos que foi a decisão certa e muita da identidade do disco vem daí", contam os Best Youth na mesma entrevista.

Os concertos de apresentação no dia 23 de janeiro, no Teatro Maria Matos, em Lisboa, e no dia 31, na Casa da Música, no Porto, já estão esgotados, o que deixa adivinhar a curiosidade que as novas canções estão a despertar junto dos fãs.

Por isso, o grupo decidiu fazer duas 'listening parties'. A de Lisboa aconteceu ontem, dia 18 de janeiro, na Musa de Marvila. A do Porto realiza-se dia 20 no Never Not Studio. Nestes espetáculos mais intimistas, além de os fãs poderem ouvir 'Everywhen' na íntegra, Catarina Salinas e Ed Rocha Gonçalves revelam "um bocadinho" do processo de criação do disco.

Entretanto, os Best Youth também seguem para a estrada com o seu 'Everywhen'. Para já têm atuações marcadas para 2 de março no Bang Venue, em Torres Vedras, a 9 do mesmo mês no Lustre, em Braga, e a 16 no Salão Brazil, em Coimbra. A 8 de junho sobem ao palco no Primavera Sound, no Porto.

Para já, estão "muito ansiosos" com os concertos de apresentação do novo álbum. "Desenhámos um espetáculo novo e vamos experimentá-lo pela primeira vez nestes concertos [de janeiro], por isso a pressão está no ar [risos]. Temos também uma surpresa planeada, mas fica no segredo dos deuses até às datas. Até lá, deste lado estamos cheios de vontade de tocar e partilhar o nosso 'Everywhen'’ convosco", realçam.

Leia Também: James também vêm a Portugal celebrar os 20 anos do Rock in Rio Lisboa

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo