Biden acusa Trump de querer ver Wall Street em queda

8 meses atrás 57

Segundo o presidente dos Estados Unidos, Trump “quer ver o mercado de ações em queda” por não aceitar que a economia do país está em crescimento sob governação democrata.

Joe Biden pronunciou-se contra as palavras usadas por Donald Trump sobre a economia norte-americana, que classificou os EUA como “nação falhada”. Segundo o presidente dos Estados Unidos, Trump “quer ver o mercado de ações em queda” por não aceitar que a economia do país esteja em crescimento sob a governação democrata.

“Ele [Trump] não quer ser o próximo Herbert Hoover. Disse-lhe: já é o Hoover. Ele é o único presidente que foi presidente por quatro anos e perdeu empregos, não ganhou”, comentou Biden, aludindo ao presidente norte-americano em funções quando se deu o crash da bolsa de Nova Iorque em 1929.

President Biden lambasted Donald Trump for casting the US as a “failing nation” and predicting the economy will crater.

"He wants to see the stock market crash," Biden said in Raleigh, North Carolina https://t.co/2Wk2i5gK4c pic.twitter.com/hKpJHiKC93

— Bloomberg (@business) January 18, 2024

Durante o seu mandato, entre 2017 e 2021, Trump apontou para o desempenho de Wall Street como um indicador da sua gestão económica. O índice S&P 500 subiu cerca de 70% durante a governação do magnata norte-americano, contrastando expressivamente com os 24% durante o mandato do atual inquilino da Casa Branca, escreve o “El Economista”.

A dez meses das eleições presidenciais norte-americanas, o presidente dos EUA aposta num tom crítico ao historial de Trump, que tenta a sua reeleição em 2024 depois de ter perdido as eleições de 2020 contra Biden.

Na segunda-feira, Donald Trump venceu os seus rivais de partido nas primeiras primárias, com 51% (cerca de 56.300 votos), resultado que o seu sucessor minimizou.

“Bem, não creio que o Iowa signifique alguma coisa”, comentou Biden em declarações aos jornalistas, na Casa Branca, acrescentando que Trump “obteve apenas cerca de 50 mil votos, o menor número alguma vez obtido por um vencedor” nos ‘caucus’ do Iowa.

As próximas primárias republicanas estão agendadas para a próxima semana em New Hampshire. O governador da Florida, Rond DeSantis, e a antiga embaixadora dos EUA na ONU Nikki Haley vão tentar reduzir a distância de Donald Trump.

Ler artigo completo