Biden destaca amizade e futuro com potencial ilimitado entre EUA e Índia

3 meses atrás 97

"Parabéns ao primeiro-ministro Narendra Modi e à Aliança Democrática Nacional pela sua vitória, e aos mais de 650 milhões de eleitores que participaram nesta eleição histórica", escreveu Biden na rede social X.

"A amizade entre as nossas duas nações só cresce à medida que desbloqueamos um futuro partilhado de potencial ilimitado", acrescentou.

Antes, o Departamento de Estado norte-americano, equivalente ao Ministério dos Negócios Estrangeiros, já tinha felicitado Modi, que vai governar a Índia pelo terceiro mandato consecutivo.

"Parabéns a Narendra Modi e à Aliança Democrática Nacional pela sua vitória nas eleições gerais de 2024 para o Lok Sabha. Os EUA esperam avançar a nossa parceria com o Governo indiano e elogiam os cerca de 650 milhões de eleitores que exerceram o seu direito de voto", escreveu o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, também na rede social X.

Num comunicado, Matthew Miller, porta-voz do Departamento de Estado, destacou que as eleições gerais indianas, que decorreram nas últimas seis semanas, "representam o maior exercício de democracia da história da humanidade".

Os EUA felicitam "os eleitores indianos, os membros das mesas de voto, a sociedade civil e os jornalistas pelo seu empenhamento e contribuições vitais para os processos e instituições democráticos da Índia", adiantou a nota assinada pelo porta-voz.

A administração norte-americana liderada pelo Presidente Joe Biden espera, acrescentou Miller, "continuar a aprofundar a parceria com o Governo indiano para promover a prosperidade e a inovação, enfrentar a crise climática e assegurar uma região do Indo-Pacífico livre e aberta".

O Partido Bharatiya Janata (BJP) de Modi foi a força política mais votada nas eleições gerais da Índia e conquistou 240 lugares na câmara baixa do parlamento indiano (Lok Sabha), de acordo com os resultados divulgados na terça-feira pela Comissão Eleitoral após mais de 15 horas de contagem.

Os lugares conquistados ficaram, porém, aquém dos 272 lugares necessários para formar um governo sozinho, pelo que irá, pela primeira vez, precisar de parceiros da Aliança Democrática Nacional (NDA) para formar o executivo.

Modi deverá assumir o terceiro mandato consecutivo à frente do Governo indiano no próximo sábado, avançou a imprensa local.

No país mais populoso do mundo, o escrutínio, que teve início a 19 de abril e decorreu em sete fases, envolveu quase 970 milhões de eleitores, mais de 10% da população mundial.

A taxa de participação nas eleições gerais na Índia, que foram apelidadas como o maior exercício democrático à escala mundial, situou-se, em média, nos 66%, de acordo com os dados oficiais.

Leia Também: Putin felicita calorosamente Modi pela reeleição na Índia

Ler artigo completo