O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, surpreendeu tudo e todos, na noite de terça-feira, ao subir ao palco, numa atuação surpresa, no bar Diktat, perto da rua principal de Khreshchatyk, em Kyiv, na capital da Ucrânia, aquando da sua visita ao país.
Antes de iniciar a sua performance, Blinken reafirmou o apoio dos Estados Unidos da América ao país invadido pelas tropas russas.
"Os vossos soldados, os vossos cidadãos, particularmente no nordeste e em Kharkiv, estão a sofrer. Mas, eles precisam de saber, vocês precisam de saber, que os EUA estão ao vosso lado, grande parte do mundo está do vosso lado. Eles estão a lutar, não apenas por uma Ucrânia livre, mas por um mundo livre. E o mundo livre também está do vosso lado", afirmou o governante norte-americano, citado pela CNN Internacional.
De seguida, de guitarra na mão e ao lado da banda ucraniana 19.99, decidiu interpretar a canção 'Rockin' in the Free World' (1989), de Neil Young.
A visita de Blinken foi a primeira realizada por um funcionário da administração de Joe Biden desde a aprovação - que há muito estava a ser adiada - do financiamento suplementar dos EUA para a Ucrânia.
Segundo a CNN Internacional, o bar, que tem portas de metal pesado e reforços metálicos ao longo das paredes, é popular entre os veteranos de guerra e os soldados que se encontram em licença.
A página do Instagram do bar realçou a inesperada atuação de Blinken no local. "Continuem a dar cartas num mundo livre! Obrigado Blinken", pode ler-se na legenda da publicação, dando conta que o secretário de Estado dos EUA se "juntou à lista de celebridades" do estabelecimento.
Confira o concerto dado por Blinken na galeria de imagens acima.
Leia Também: Blinken defende que Rússia deve pagar reconstrução da Ucrânia