Bochechar com sumo de vegetais? Tem mais benefícios do que pensa

7 meses atrás 56

Para bochechar (quase) todos usam elixir. É o seu caso? Existem, no entanto, alternativas com imensas qualidades e envolvem sumos de vegetais com folhas verdes escuras. Porquê? Contêm uma molécula chamada nitrato que tem menos efeitos secundários e mais benéficos do que o elixir para a saúde oral.

Aliás um estudo, feito em 2020, e citado no Daily Mail, analisou atletas de competição e que estão mais vulneráveis a doenças das gengivas devido à sua elevada ingestão de açúcar. E, assim, concluíram que o sumo de beterraba conseguiu proteger os dentes dos atletas das bebidas desportivas ácidas e dos géis de açúcar durante o exercício.

Leia Também: Gargarejar com água salgada ajuda mesmo a aliviar as dores de garganta?

É importante ter cuidado com o sumo de beterraba porque mancha os dentes com facilidade. Por isso, aposte em sumos de vegetais com cores menos intensas, como couve 'kale' e espinafres.

Têm um impacto positivo porque o nitrato destes alimentos transforma-se em óxido nítrico na boca, o que "ajuda a travar o crescimento excessivo de bactérias más e reduz a acidez oral" que resulta, em muitos casos, em doenças das gengivas e cáries dentárias.

Outro estudo, citado no jornal, afirma que o consumo de "sumo de alface durante duas semanas diminuiu a inflamação das gengivas e aumentou os níveis de bactérias saudáveis em pacientes com doenças das gengivas". 

Já o elixir contém, normalmente, clorexidina que remove as bactérias más, mas também as boas e, assim, aumenta os níveis de ácido na boca, o que pode provocar doenças.

Leia Também: O envelhecimento dentário é real e estes sinais são a prova disso

Ler artigo completo