Bolieiro manifesta "satisfação" pela indigitação de Luís Montenegro

1 mes atrás 39

O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, mostrou-se satisfeito com a indigitação do presidente do Partido Social Democrata (PSD), Luís Montenegro, como primeiro-ministro.

"Quero deixar uma manifestação de satisfação pela indigitação de Luís Montenegro a primeiro-ministro de Portugal. É um momento que confirma uma expectativa que tinha, no sentido de podermos ter uma mudança em Portugal e possamos ter o mais rapidamente estabilidade governativa no país", disse Bolieiro aos jornalistas desde a região autónoma.

Nas mesmas declarações, o chefe do governo açoriano, que foi reeleito para o cargo em fevereiro deste ano - e que tomou posse a 4 de março após as abstenções do Chega e do PAN -, afirmou que "é do interesse nacional a estabilidade governativa e política".

"É democrático o respeito pela pluralidade representativa e o diálogo que importa fazer para garantir também em sede parlamentar esta estabilidade", acrescentou.

Questionado sobre se Montenegro poderá fazer com André Ventura, líder do Chega, um acordo semelhante ao que Bolieiro fez na região autónoma com o líder do Chega/Açores, José Pacheco, o líder do executivo açoriano disse apenas que não quer dar "lições" ao líder do PSD.

"Vejo com naturalidade a importância do diálogo e garantir caso a caso os consensos necessários para a estabilidade governativa. É isto que recomendo, não dou lições ao líder do meu partido e ao futuro primeiro-ministro de Portugal, de modo que isso ficará à responsabilidade do próprio", defendeu.

Bolieiro pediu que "haja rapidamente um Governo do país em pleno funcionamento, que haja estabilidade política e governativa no país, porque também os Açores reclamam essa responsabilidade". Pelo meio, defendeu que "a história democrática portuguesa demonstra que já houve viabilização de governos de maioria relativa" e que "o nosso próprio sistema eleitoral não favorece a criação de maiorias absolutas".

A Aliança Democrática (AD) venceu as eleições de 10 de março e o líder do PSD foi indigitado primeiro-ministro pelo Presidente da República. Luís Montenegro apresenta o seu Governo em 28 de março e a posse está prevista para 02 de abril.

As duas coligações lideradas pelo PSD - AD (PSD/CDS/PPM) e Madeira Primeiro (PSD/CDS) -- conseguiram 28,84% dos votos e 80 deputados, segundo os resultados provisórios da Secretaria-Geral do Ministério de Administração Interna - Administração Eleitoral.

O PS foi o segundo partido mais votado com 28% e 78 deputados, e o Chega obteve 18,07%, com 50 mandatos no novo parlamento.

A Iniciativa Liberal (IL) foi a quarta força política com 4,94% dos votos e com oito deputados, seguida do Bloco de Esquerda, com 4,36% e cinco deputados. Também elegeram deputados o PCP, com 3,17% e quatro deputados, os mesmos que o Livre, com 3,16%. O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) manteve o seu deputado, com 1,95%.

Leia Também: Primeiro-ministro indigitado. E agora? Eis o calendário dos próximos dias

Ler artigo completo