Bomba da II Guerra Mundial esteve na origem da explosão em aeroporto japonês

1 hora atrás 20

Olhares pelo Mundo

Na quarta-feira, uma explosão inesperada fez uma cratera de sete metros de largura numa das pistas do aeroporto de Miyazaki, de onde partiam 'kamikazes' japoneses durante a Segunda Guerra Mundial.

A explosão que levou ao cancelamento de voos no aeroporto de Miyazaki, no Japão, na quarta-feira, teve origem numa bomba norte-americana da II Guerra Mundial (1939-1945).

Imagens recolhidas por diversas câmaras de segurança mostram o momento da explosão, que deixou uma cratera de sete metros de largura e um de profundidade.

Como a bomba explodiu numa das pistas, o aeroporto viu-se obrigado a cancelar os cerca de 90 voos que ainda estavam previstos para quarta-feira.

Mais tarde, uma equipa de desativação de bombas da Força de Autodefesa Terrestre do Japão apurou que a causa da explosão foi uma bomba de origem norte-americana, que estava enterrada à superfície desde a segunda grande guerra.

Não há registo de feridos, no entanto algumas imagens de videovigilância mostram que, dois minutos antes da ocorrência, um avião comercial que transportava vários passageiros tinha passado pelo local.

O aeroporto de Miyazaki foi construído em 1943 para servir como campo de treino de voo para o exército japonês e de onde partiram alguns pilotos 'kamikaze' rumo a missões suicidas.

A agência Reuters informa que, segundo o Ministério dos Transportes do Japão, ao longo das últimas décadas foram encontradas diversas bombas no aeroporto em questão.

Ler artigo completo