Boris Nemtsov homenageado em Moscovo no 9.º aniversário da sua morte

6 meses atrás 51

Várias pessoas homenagearam, na manhã desta terça-feira, o político da oposição russa Boris Nemtsov, que foi assassinado há nove anos.

Populares, incluindo diplomatas estrangeiros, depositaram flores na ponte no centro de Moscovo, onde Nemtsov foi morto a tiro na noite de 27 de fevereiro de 2015.

Entre os presentes, estiveram o embaixador da Polónia na Rússia, Krzysztof Krajewski, e a Embaixadora dos EUA na Rússia, Lynne Tracy.

De recordar que Boris Nemtsov, de 55 anos, estaria a passear a pé com uma jovem na Grande Ponte de Pedra, nas proximidades do Kremlin, quando foi atingido por "quatro tiros nas costas", o que provocou a sua morte, segundo disse a porta-voz do Ministério do Interior russo, Elena Alexeeva, na altura, aos meios de comunicação social.

A agência Nexta revela, esta terça-feira, que "o assassinato foi levado a cabo pelos mercenários de Kadyrov por ordem de Putin", responsáveis que "ficaram impunes".

Segundo a agência Reuters, Nemtsov foi vice-primeiro-ministro no final da década de 1990, antes de se juntar à oposição.

Era um dos opositores mais contundentes do presidente russo, Vladimir Putin, e, aquando da sua morte, ocupava o cargo de deputado no parlamento da região Yaroslavl e co-presidia ao partido RPR-Parnas.

Leia Também: Kara-Murza diz que há "um esquadrão da morte" a "eliminar" opositores

Ler artigo completo