Bosch e Microsoft vão explorar IA generativa para melhorar sistema de condução automatizada

6 meses atrás 66

“A Bosch está a trabalhar para introduzir uma nova dimensão de aplicações de IA no veículo”, revelou Stefan Hartung, presidente do conselho de administração da Bosch, durante a da conferência da indústria AIoT – Bosch Connected World (BCW), em Berlim.

A Bosch anunciou que, em colaboração com a Microsoft, está a explorar a Inteligência Artificial (IA) generativa para melhorar as funções já existentes do sistema de condução automatizada, investindo na segurança.

“A Bosch está a trabalhar para introduzir uma nova dimensão de aplicações de IA no veículo”, revelou Stefan Hartung, presidente do conselho de administração da Bosch, durante a conferência AIoT – Bosch Connected World (BCW), que decorre entre esta terça-feira e amanhã, em Berlim.

Como espelham os resultados do ‘Bosch Tech Compass’, um estudo anual global sobre tecnologia e IA, os consumidores esperam sistemas melhorados que garantam maior segurança nas estradas, segundo 60% dos inquiridos.

De acordo com o comunicado, “o conhecimento abrangente da Bosch sobre veículos e a experiência em IA específica para o sector automóvel serão inestimáveis, bem como o seu acesso aos dados dos sensores dos veículos para alimentar a IA generativa”.

Do lado da Microsoft, Uli Homann, CVP da Microsoft e Distinguished Architect, explica as pretensões da empresa no campo da IA. “No nosso compromisso inabalável com estradas mais seguras, a Microsoft está ansiosa para explorar oportunidades de colaboração com a Bosch para ser pioneira no domínio da IA generativa”, refere o mesmo responsável.

Atualmente, os sistemas de assistência para os condutores detetam pessoas, animais e outros veículos. Mas, acrescenta a Bosch na mesma nota, num “futuro próximo a IA generativa poderia ajudar a determinar se uma situação poderia potencialmente levar a um acidente”, dado que recorre a um grande volume de dados para treinar sistemas de condução automatizada que levam a conclusões mais precisas.

Segundo o comunicado, as duas empresas vão desenvolver uma plataforma de software universal para conectar os veículos e a cloud. 

Ler artigo completo