BPI nomeou nova diretora executiva para a Sustentabilidade

7 meses atrás 68

O Plano Diretor de Sustentabilidade 2022-2024 do BPI estabelece três objetivos gerais: apoio à transição sustentável nas empresas e na sociedade; liderar nas melhores práticas de governação; e liderar em termos de impacto social e de promoção da inclusão social. Bárbara Costa Pinto vai liderar o processo.

O BPI acaba nomeou Bárbara Costa Pinto como Diretora Executiva de Sustentabilidade. O banco liderado por João Pedro Oliveira e Costa tem um Plano Diretor de Sustentabilidade. “O BPI compromete-se a apoiar os grupos mais vulneráveis; a ter um modelo de gestão coerente para o desenvolvimento socioeconómico do país; a respeitar e proteger o meio ambiente; e a contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, lê-se no site do banco.

O Plano Diretor de Sustentabilidade 2022-2024 do BPI estabelece três objetivos gerais: apoio à transição sustentável nas empresas e na sociedade; liderar nas melhores práticas de governação; e liderar em termos de impacto social e de promoção da inclusão social.

O documento estabelece metas relativamente à mobilização de fundos orientados para objetivos associados à agenda da Sustentabilidade, mas também temos compromissos internos, por exemplo, no crescimento do número de mulheres em cargos de chefia, ou no apoio à inclusão social.

Anteriormente, Bárbara Costa Pinto liderava a Direção de Crédito do BPI desde 2021, responsável pela admissão de crédito de Particulares (Consumo e Habitação) e Empresas (incluindo Empresários e Negócios, PMEs, Especialização Setorial e Grandes Empresas). “Nessas funções, contribuiu para que o BPI tenha cumprido, com um ano de antecedência, os compromissos assumidos no seu Plano Diretor de Sustentabilidade 2022-2024 no que diz respeito ao volume de negócios sustentável”, refere o comunicado.

Entre 2022 e 2023, o Banco atingiu um volume de 4.1 mil milhões de euros (face à meta de 4 mil milhões prevista para o final de 2024), entre outras, em operações de financiamento “verde” para empresas e linhas de financiamento de apoio à transição sustentável, eficiência energética e reabilitação urbana.

Ler artigo completo