BPI renegociou 436 milhões de euros de contratos de crédito à habitação

7 meses atrás 51

O banco revela ainda que houve 537 milhões de euros em bonificação de juros e 64 milhões de euros na fixação do indexante.

O BPI renegociou 436 milhões de euros de contratos de crédito à habitação ao longo do ano passado, depois de o Governo ter obrigado a banca a renegociar com os clientes em dificuldades financeiras naquele que é um cenário de inflação elevada e de subida das taxas de juro.

Foram, ao todo, 3.800 clientes que renegociaram o seu crédito com o BPI, de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira na apresentação de resultados anuais do banco.

A instituição financeira liderada por João Pedro Oliveira e Costa indica ainda que a bonificação de juros foi aplicada a 537 milhões de euros de contratos de crédito para a compra de casa, ou seja, 5.100 clientes. Houve ainda 64 milhões de euros relativos à fixação do indexante.

O banco refere também que entraram 16 imóveis por recuperações de crédito à habitação nos últimos três anos.

Os números foram revelados no dia em que o banco apresentou lucros de 524 milhões de euros em 2023, um aumento de 42% quando comparado com o resultado positivo de 369 milhões de euros registado no período homólogo.

Enquanto a atividade em Portugal contribuiu com 444 milhões de euros, as participações no BFA e BCI tiveram um contributo de 42 milhões de euros e 39 milhões de euros para o resultado consolidado, respetivamente.

Ler artigo completo