Braga acolhe prova com mais de 200 referências de 30 produtores

4 meses atrás 61

O Enóphilo Wine Fest regressa à capital do Minho, no dia 25 de maio, sábado, com a presença de 30 produtores e mais de 200 referências, estando prevista uma sessão especial, exclusiva, destinada a jovens universitários.

O dicionário define “bibliófilo” como um “amador ou colecionador de livros, especialmente de livros raros. Fazemos uma analogia com enófilo, para dizer que um verdadeiro apreciador de vinhos não irá perder a terceira edição Enóphilo Wine Fest, em Braga, no próximo dia 25 de maio, sábado, entre as 15h00 e as 20h00. O Hotel Vila Galé Collection será o palco desta ‘festa’ em 2024, onde estarão em prova cerca de 200 vinhos de mais de 30 produtores nacionais, oriundos das mais diversas regiões vitivinícolas do país.

Uma das novidades desta edição, a pensar nos jovens consumidores, será uma masterclass de introdução ao vinho, pensada para quem está a dar os primeiros passos no universo vínico. A sessão dirige-se, exclusivamente, a jovens universitários até aos 25 anos, tem uma capacidade limitada a 15 lugares com um preço simbólico de cinco euros. Para tal, basta fazer uma inscrição prévia aqui, preenchendo o respetivo formulário.

Para Luís Gradíssimo, da organização do Enóphilo Wine Fest, chegou o momento de “abrir o portfólio do Enóphilo a esta vaga de novos consumidores, mais jovens, ainda com poucos conhecimentos sobre vinho, mas que se sentem muito atraídos por este mundo”. Sem esquecer, obviamente de sensibilizar “para a apreciação e consumo com moderação”, realça o responsável, em comunicado às redações.

E porquê agora? “Esta edição, em particular na região dos Vinhos Verdes, pareceu-nos ser o cenário ideal para avançar com a ideia. Braga, uma das cidades mais jovens do país, é sem dúvida o cenário ideal para esta masterclass, a que chamámos ‘Imersão Vínica para Jovens’, explica Luís Gradíssimo.

A edição de 2024 do Enóphilo, em Braga, vai manter a estrutura das duas edições anteriores, mas aposta na estreia de alguns produtores para, assim, alargar o conhecimento do público no que respeita aos produtores nacionais.

Os bilhetes custam 15 euros em pré-venda, até 24 de maio, e 20 euros no próprio dia. E podem ser comprados diretamente aqui.

Ler artigo completo