Britânico morre em Espanha com reação alérgica a analgésico

7 meses atrás 92

Um britânico de 42 anos a viver em Espanha morreu de uma aparente reação alérgica após lhe ser receitado o medicamento Nolotil.

Depois de um jogo de golfe, Mark Brooks recorreu a uma clínica em Alicante, onde vivia, para tratar um desconforto no ombro. 

Lá, foi-lhe receitado metamizol, ou seja, Nolotil. 

Dois dias após a injeção, foi internado no hospital da cidade de Torrevieja, na província de Alicante, com suspeita de depleção de glóbulos brancos. Três dias após a injeção, entrou em falência de órgãos. Morreu dois dias depois.

"É como um pesadelo”, revelou a companheira Moses ao The Guardian.

"Como é que isto pode ter acontecido? Ninguém deveria morrer depois de uma dor no ombro causada pelo golfe. Não faz sentido. Ele tinha tudo para viver, e nós ficámos para juntar os cacos. Não é apenas a vida de Mark. É a nossa vida também", acrescentou. 

Com a ajuda da Associação de Pacientes Afetados por Drogas (ADAF) em Espanha, Moses conseguiu ter acesso à notas médicas. Na primeira página dos documentos consta: "aparente reação alérgica ao metamizol".

O Infarmed aconselha cuidados especiais no uso de medicamentos para as dores e febres contendo metamizol, "porque podem ter efeitos secundários graves", pode ler-se no site do SNS. Em Portugal, os medicamentos comercializados contendo metamizol são o Nolotil, Dolocalma e Metamizol Cinfa.

O metamizol é proibido em mais de 30 países - nomeadamente no Reino Unido. 

Leia Também: Suplementos de curcuma podem interferir com alguns medicamentos. Sabia?

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo