Britânicos a caminho da Europa podem encarar fila até 14 horas em Dover

7 meses atrás 70

Os turistas britânicos que queiram viajar para a União Europeia (UE) poderão enfrentar filas de até 14 horas no porto de Dover e na área circundante, a partir de outubro deste ano.

É que o novo 'Sistema de Entrada/Saída' (EES, na sigla em inglês) entra em vigor nesse mês, alertando vários parlamentares britânicos que pode gerar filas na fronteira, caso não sejam introduzidas medidas para as evitar.

Segundo o jornal The Guardian, os novos controlos significarão, entre outras medidas, que as pessoas que entrem na UE passem a ter de registar as suas impressões digitais, bem como uma fotografia, juntamente ao seu passaporte.

A organização turística Visit Kent mostrou-se preocupada com o efeito que os atrasos causados pelo novo sistema possam ter nas empresas locais, o que já aconteceu em períodos anteriores de perturbação.

"Nalguns destes cenários, com razão, não entraremos em hipóteses sobre atrasos… mas existem planos de contingência testados e comprovados e muito trabalho é gerenciado pelo fórum de resiliência de Kent, então garantiremos que estamos preparados e o nosso foco continua a ser garantir que o programa não afete desnecessariamente as comunidades locais ou resulte em atrasos para os viajantes", disse um porta-voz do governo britânico.

O presidente do comité de escrutínio europeu do parlamento do Reino Unido, Sir Bill Cash, afirmou: "Filas de mais de 14 horas, veículos parados ao longo das estradas principais, empresas sem movimento: estas provas pintam um quadro alarmante dos possíveis riscos que rodeiam a implementação do sistema".

Leia Também: UE. Equipa avalia como é que tráfico de droga penetrou em principal porto

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo