Bronca! Governo italiano “obriga” Alfa Romeo a mudar nome do Milano

6 meses atrás 62

O nome Milano vai ficar para sempre gravado na história da Alfa Romeo. Mas não vai ser pelos melhores motivos…

Era suposto o Alfa Romeo Milano ser uma homenagem a Itália e á própria cidade de Milão, porque foi lá que a Alfa Romeo nasceu, em 1910. Mas ficará gravado na história da marca italiana por outros motivos.

Isto porque a Alfa Romeo praticamente foi «obrigada» pelo governo italiano a deixar cair este nome, tendo decidido chamar Junior ao seu primeiro modelo 100% elétrico.

Recorde-se que logo após a apresentação do Alfa Romeo Milano o primeiro ministro italiano Adolfo Urso criticou a Stellantis por ir produzir o seu primeiro 100% elétrico em Tychy, na Polónia, dizendo, inclusive, que se tratava de uma ilegalidade.

Alfa Romeo Junior© Alfa Romeo O Alfa Romeo Milano vai chamar-se… Junior

“Um carro chamado Milano não pode ser produzido na Polónia. Isto é proibido pela lei italiana”, afirmou Urso, citado pela Reuters. “Esta lei estipula que não podes dar indicações que influenciem de forma errada os consumidores. Por isso um carro chamado Milano tem de ser proibido em Itália”, acrescentou.

Na altura, a Stellantis não quis comentar a acusação. Mas agora, passados alguns dias, a Alfa Romeo confirmou que vai deixar cair o nome Milano e adotar a designação Junior.

Estamos perfeitamente conscientes de que este episódio permanecerá gravado na história da Marca.

Jean-Philippe Imparato, diretor executivo da Alfa Romeo
Ler artigo completo