Bronca no CAN. Líbia 'tranca' Nigéria em aeroporto e deixa jogo em risco

2 horas atrás 28

Está instalada a polémica, na fase de apuramento para o Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2025, depois de a Nigéria ter feito saber que irá boicotar o encontro da quarta jornada, perante a Líbia, que está agendado para as 20h00 (hora de Portugal Continental) de terça-feira.

O capitão das Super Águias, William Troost-Ekong, recorreu, ao início da manhã desta segunda-feira, às redes sociais para relatar o cenário surreal com que a seleção se deparou na chegada ao Aeroporto de Abrague, situado a, sensivelmente, duas horas de viagem de Bengasi, cidade que receberá o encontro.

"Mais de 12 horas num aeroporto abandonado, na Líbia, depois de o nosso avião ter sido desviado, enquanto descia. O governo líbio rescindiu a nossa aterragem aprovada em Bengasi sem motivo. Trancaram os portões do aeroporto e deixaram-nos sem ligação telefónica, comida ou bebida", escreveu o jogador do Al Kholood.

"Tudo para fazer jogos mentais. Já passei por coisas destas, antes, a jogar fora, em África, mas este é um comportamento vergonhoso. Nem o piloto tunisino, que, felizmente, conseguiu operar a alteração de última hora para um aeroporto que não estava apto para a aterragem do nosso avião, tinha visto algo assim, antes", prosseguiu.

"À chegada, ele tentou encontrar um aeroporto próximo para descansar com a tripulação, mas foi rejeitado em todos os hotéis, novamente, por instruções do governo. Ele podia dormir lá, mas nenhum elemento nigeriano era permitido. Agora, regressaram, para dormir no avião, que está estacionado", completou.

A comitiva já pediu ao "governo nigeriano que intervenha", e William Troost-Ekong deixou uma certeza: "Enquanto capitão, juntamente com a equipa, decidimos que não vamos participar neste jogo. A CAF deveria analisar o relatório e àquilo que está a acontecer, aqui".

12+ hours in an abandoned airport in Lybia after our plane was diverted whilst descending. Lybian government rescinded our approved landing in Benghazi with no reason. They’ve locked the airport gates and left us without phone connection, food or drink. All to play mind games.

— William Troost-Ekong (M.O.N) (@WTroostEkong) October 14, 2024

Leia Também: Angola segue imparável e fica a uma vitória da CAN'2025

Ler artigo completo