Bruxelas abre investigação ao Facebook e Instagram por questões de segurança infantil

4 meses atrás 78

A Comissão Europeia afirma que “têm preocupações de que os sistemas do Facebook e do Instagram, incluindo o seu algoritmo, possam estimular vícios comportamentais nas crianças”.

A empresa Meta vai ser alvo de uma investigação, por parte da União Europeia (UE), às suas redes sociais Facebook e Instagram. Segundo a “Reuters”, em causa estão possíveis violações da regulação da UE no âmbito da segurança infantil.

Em comunicado, a Comissão Europeia afirma “preocupações de que os sistemas do Facebook e do Instagram, incluindo o seu algoritmo, possam estimular vícios comportamentais nas crianças”. “Adicionalmente, Bruxelas está também preocupada com os métodos de garantia e verificação de idade implementados pela Meta”.

Desde que entrou em vigor a legislação europeia do Digital Services Act, no ano passado, que as empresas tecnológicas da UE são obrigadas a fazer mais para combater o conteúdo ilegal e prejudicial nas suas plataformas.

A Comissão Europeia decidiu abrir uma investigação às duas redes socias devido às suas preocupações de que estas não tivessem abordado adequadamente os riscos para as crianças. A empresa norte-americana apresentou em setembro um relatório de avaliação de risco.

Ler artigo completo