Bruxelas pondera atingir economia húngara se Budapeste vetar apoio a Kyiv

7 meses atrás 71

A União Europeia (UE) estará a desenhar um plano para atacar a economia da Hungria, caso Budapeste bloqueie novo apoio à Ucrânia numa cimeira que acontecerá esta semana.

A informação é avançada pelo jornal Financial Times (FT), revelando que Bruxelas terá criado uma estratégia especial para atingir as fraquezas económicas da Hungria, nomeadamente o seu crescimento e a empregabilidade no país, caso seja vetado novo apoio europeu à Ucrânia, na luta contra a invasão russa.

O documento citado pelo FT declara que "no caso de não haver acordo na [cimeira] de 1 de fevereiro, outros chefes de estado e de governo declarariam publicamente que, à luz do comportamento não construtivo do primeiro-ministro húngaro [...], não podem imaginar" que fundos da UE sejam fornecidos a Budapeste.

Ao FT, o ministro húngaro Janos Boka disse que Budapeste não está a par da referida ameaça financeira, mas reiterou que o país "não cede a pressões".

O governo do primeiro-ministro Viktor Orbán tem ficado marcado pela forte oposição ao envio de apoio da UE para a Ucrânia, no âmbito da guerra contra a Rússia.

Leia Também: Hungria "não cederá a chantagem de Bruxelas", diz primeiro-ministro Orbán

Todas as Notícias. Ao Minuto.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Ler artigo completo