Buscas por pescadores desaparecidos seguem. Estudam remoção da embarcação

2 dias atrás 24

As buscas pelos três desaparecidos do naufrágio de uma embarcação de pesca no concelho da Marinha Grande vão continuar na noite desta quinta-feira, estando previstas, para o dia de amanhã, novas operações de mergulho, para definir um plano para a reflutuação do barco e posterior remoção, anunciou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

"As buscas pelos três desaparecidos da embarcação de pesca que naufragou na madrugada de ontem, 3 de julho, vão prosseguir durante a noite, através do NRP Setúbal, da Marinha Portuguesa, e dos elementos do Comando-local da Polícia Marítima da Nazaré, em patrulha de rotina", lê-se em comunicado.

Durante o dia de amanhã "irão ser efetuadas operações de mergulho técnico, com o objetivo de definir um plano para a reflutuação da embarcação e posterior remoção". O dispositivo de busca "irá ser reconfigurado amanhã, após os primeiros alvores, com mais meios".

DE realçar que nas operações de busca, coordenadas pelo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima da Nazaré, estiveram empenhados, durante o dia de hoje, por mar, o NRP Setúbal e o NRP Cassiopeia da Marinha Portuguesa, o Grupo de Mergulho Forense da Polícia Marítima e o Destacamento de Mergulhadores Sapadores n.º 2 da Marinha Portuguesa e as embarcações das Estações Salva-vidas da Nazaré, Figueira da Foz e Peniche.

Por terra, estiveram elementos do Projeto 'SeaWatch', da Autoridade Marítima Nacional, apoiados por duas viaturas, elementos do Comando-local da Polícia Marítima da Nazaré e uma equipa de vigilância aérea do Comando-local da Polícia Marítima da Nazaré, apoiada por dois drones.

Estiveram também empenhadas duas aeronaves da Força Aérea Portuguesa.

O Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima continua a prestar apoio aos familiares das vítimas.

Na quarta-feira, pelas 04h33, foi dado o alerta para o naufrágio da embarcação de pesca 'Virgem Dolorosa' para o comando local da Polícia Marítima da Nazaré.

Dos 17 tripulantes, 11 foram resgatados. Registaram-se três mortes e há ainda três desaparecidos, naturais da praia da Leirosa, na Figueira da Foz (Coimbra).

As buscas pelos três desaparecidos foram reforçadas hoje de manhã, sendo que se iniciaram também buscas subaquáticas.

Leia Também: Marinha Grande. "80% do interior" da embarcação naufragada verificada

Ler artigo completo