Câmara de Lisboa batiza sete ruas do empreendimento da VIC em Marvila com nomes de mulheres célebres

4 meses atrás 67

Sete personalidades femininas dão nome a ruas do Prata Riverside Village da VIC Properties, Marvila. A iniciativa partiu da autarquia liderada por Carlos Moedas.

Mulheres no Braço de Prata foi o nome escolhido pela Câmara Municipal de Lisboa (CML) para sete novas ruas no Prata Riverside Village, empreendimento da promotora imobiliária VIC Properties, em Marvila.

Os nomes prestam homenagem “a mulheres, verdadeiramente, inspiradoras, talentosas e influentes”.

A iniciativa da CML, de colocar nomes femininos das ruas do Prata Riverside Village, “revela a inversão de uma tendência que se tem verificado ao longo dos tempos, e que tem ditado uma maioria de nomes masculinos na toponímia da cidade, dando mais visibilidade pública a mulheres de reconhecidos méritos”, refere o comunicado.

As sete placas referentes às ruas Águeda Sena (1927-2019, Bailarina e Coreógrafa), Celeste Rodrigues (1923-2018, Fadista), Fernanda Montemor (1935-2015, Atriz), Georgina Ribas (Pianista e Ativista política), Madalena Iglésias (1939-2018, Cantora), Madre Teresa de Calcutá (1910-1997, Missionária) e Teresa Tarouca (1942-2019, Fadista) foram descerradas ao longo da tarde de sábado.

Já na semana passada foi prestada uma homenagem a Eunice Muñoz (1928-2022). A atriz deu nome ao “Passeio Eunice Muñoz”, um arruamento pedonal junto ao rio Tejo, no qual, na opinião da família e amigos que lá estavam, “Eunice teria adorado dar os seus passeios”.

Para Luís Cabecinha, Project Manager do Prata, “é com grande orgulho que o Prata Riverside Village acolhe estas novas ruas com o nome de ilustres mulheres que tanto deram à cidade de Lisboa, ao país e ao mundo. O percurso inspirador destas personalidades passa a ser recordado e vivenciado na nossa freguesia de Marvila, no Braço de Prata”.

Ler artigo completo