Capital One compra Discover Financial por 35 mil milhões para criar gigante dos cartões de crédito

7 meses atrás 92

A Discover é uma das marcas mais conhecidas de cartões de crédito nos Estados Unidos. Os termos do acordo estabelecem que os acionistas receberão 1,0192 ações da Capital One por cada título da Discover, representando um prémio de 26,6% com base no preço de fecho em bolsa a 16 de fevereiro (110,49 dólares).

O grupo norte-americano Capital One Financial, uma empresa financeira da Fortune 500 com mais de 348 mil milhões de dólares em depósitos e 478 mil milhões em ativos, adquiriu a Discover Financial Services, que detém a quarta marca mais conhecida de cartões de crédito nos Estados Unidos.

A transação, que compreende a compra de 100% do capital social, está avaliada em 35,3 mil milhões de dólares (aproximadamente 32,9 mil milhões de euros) e prevê-se que dê robustez ao balanço da Capital One. Em termos concretos, a empresa que resultará da fusão terá um rácio CET1 de aproximadamente 14% e 84% dos depósitos seriam segurados referentes ao fim de 2023.

“Desde a fundação da Capital One, pretendemos construir uma empresa bancária e de pagamentos alimentada por tecnologia moderna. A nossa aquisição da Discover é uma oportunidade única para reunir duas empresas de muito sucesso, com capacidades e franquias complementares, e para construir uma rede de pagamentos que pode competir com as maiores redes e empresas de pagamentos”, disse o fundador, presidente e CEO da Capital One, Richard Fairbank, em comunicado consultado pelo Jornal Económico.

Os termos do acordo estabelecem ainda que os acionistas da Discover receberão 1,0192 ações da Capital One por cada ação da Discover, representando um prémio de 26,6% com base no preço de fecho da Discover em bolsa a 16 de fevereiro (110,49 dólares). Por sua vez, os acionistas da Capital One vão ter aproximadamente 60% e os da Discover cerca de 40% da nova empresa que resultará desta aquisição.

“A transação com a Capital One reúne duas marcas fortes com capacidade aprimorada de acelerar o crescimento e maximizar o valor para os nossos acionistas, permitindo-lhes participar da tremenda vantagem da empresa combinada. Este acordo ressalta a força do nosso negócio e é uma prova do trabalho árduo dos trabalhadores da Discover”, comentou o presidente e CEO da Discover, Michael Rhodes.

A dupla de empresas financeiras vai dar uma conferência de imprensa sobre o assunto às 13h00 (hora de Lisboa).

Ler artigo completo