Carlos Moedas com olhos postos em Belém

2 horas atrás 13

Só o calendário pode bloquear uma eventual candidatura de Carlos Moedas à Presidência da República. Com 55 anos em janeiro de 2026, o atual presidente da Câmara de Lisboa é o mais novos dos potenciais candidatos.

As eleições para a Presidência da República no próximo ano parecem ter mais um candidato. O atual presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, estará a sonhar com um novo cargo para o seu vasto currículo, o de Presidente da República Portuguesa.

Lembra o “Expresso” que Moedas se recusou a desvendar no Congresso do PSD uma possível recandidatura à autarquia, isto porque estaria a ver todas as suas reais possibilidades. “Em teoria todas as pessoas podem ser candidatas à Presidência da República”, apontou ainda o congresso em Braga, deixando algum mistério no ar.

Um dos pontos fortes de Carlos Moedas para as presidenciais é o fator idade, uma vez que terá 55 anos aquando das eleições em janeiro de 2026, sendo mais novo que os outros possíveis candidatos.

Mas esta já foi uma possibilidade avançada por Rui Calafate no podcast “Maquiavel para Principiantes” do Jornal Económico. O consultor assumiu esta semana que “não ficaria surpreendido que Moedas fosse candidato a Belém”.

“Nunca me esqueço que houve um Presidente da República que salta da Câmara Municipal de Lisboa e até ganhou a Cavaco Silva: chamava-se Jorge Sampaio”, recorda Rui Calafate no episódio desta semana.

“Não ficaria surpreendido que pudesse haver um movimento desses por parte de Carlos Moedas, que é alguém que galvaniza o PSD. Luís Montenegro vem para ficar e Carlos Moedas tem 50 anos e está a correr atrás do tempo. Ou fica em Lisboa ou ensaia o salto para Belém. Não ponho de parte que se candidate”, contou no podcast intitulado “Nem Mendes nem Santana: Moedas, o presidenciável”.

Ler artigo completo