Carro do Ano: BYD Seal ganha (quase) tudo

6 meses atrás 91

A BYD ainda é uma marca muito recente no mercado nacional, mas já tem um modelo vencedor do prémio Carro do Ano em Portugal, o Seal. A berlina desportiva da BYD foi ainda distinguida com os prémios Elétrico do Ano e Design. De referir que pela primeira vez um carro 100% elétrico foi considerado o Carro do Ano em Portugal pelo júri constituído por representantes de 19 órgãos de comunicação social, incluindo a Exame Informática.

A versão a concurso no prémio mais importante, o Seal Excellence, tem dois motores elétricos, tração integral, e uma potência combinada superior a 500 cavalos. O comunicado refere ainda que  este carro “apresenta um design moderno e cuidado e um interior bastante espaçoso e confortável, onde predominam materiais de excelente qualidade. A bateria Blade Batery de 83 kWh destaca-se pela tecnologia inovadora e garante uma autonomia de 520 km”.

Teste em vídeo ao BYD Seal

De acordo com dados da organização, “ a edição deste ano contou com 40 candidaturas, com os automóveis divididos por oito classes, com diferentes modelos e versões, dos quais 22 eram candidatos ao título de vencedor do Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2024. As classes foram as seguintes:  Citadino, Desportivo/Lazer, Familiar, SUV Compacto (inclui crossovers), Grande SUV, Elétrico, Híbrido e Híbrido Plug-in”.

Vencedores das classes Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2024
Carro do Ano 2024 – BYD Seal
Citadino do Ano – Renault Clio E-Tech Esprit Alpine
Elétrico do Ano – BYD Seal Excellence 83 kWh
Desportivo/Lazer do Ano – Honda Civic Type R 2.0 i-VTEC
Híbrido do Ano – Toyota C-HR 1.8 Hybrid
Híbrido Plug-in do Ano – Toyota Prius PHEV 2.0 Premium
Familiar do Ano – Renault Espace E-Tech Iconic
Grande SUV do Ano – KIA EV9 First Edition
SUV Compacto do Ano – Jeep Avenger Summit

Daniela Simões considerada Personalidade do Ano

A Comissão Executiva do Seguro Directo Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2024 atribuiu a distinção Personalidade do Ano a Daniela Simões, CEO e cofundadora da Miio. A organização justificou esta escolha no comunicado:  
“Foi em 2019 que dois alunos de engenharia Informática se juntaram para criar uma plataforma na área da mobilidade elétrica. O projeto de Daniela Simões e Rafael Ferreira rapidamente se impôs num meio em que era pioneiro e inovador. Hoje a Miio compete com grandes empresas em matérias como a informação prévia e a desmaterialização de cartões. A Miio está presente em Portugal, em Espanha e em França, conta com mais de 280 mil utilizadores e é usada por cerca de 70% dos condutores de veículos elétricos em Portugal”.

Podcast VOLT Live de 2 de março com Daniela Simões

Volvo ganha Prémio Tecnologia e Inovação

Na categoria Tecnologia e Inovação, o júri escolheu a implementação do sistema LiDAR (Light Detection and Ranging) da Volvo. Recorde-se que o LIDAR é um género de radar de luz, que recorre a feixes de laser para identificar com precisão o ambiente em redor, gerando mapas 3D. A Volvo é uma das primeiras marcas automóveis a implementar esta tecnologia em carros de série, mais propriamente no SUV EX90. Segundo dados da marca sueca, o LIDAR permite detetar e identificar objetos, pessoais e animais, mesmo de pequena dimensão, a 250 metros de distância, importante para reduzir acidendes de viação.

Ler artigo completo