Caso gémeas: Lacerda Sales reuniu com ex-assessor de Belém antes do encontro com filho de Marcelo

3 meses atrás 89

Lacerda Sales revelou à IGAS que se reuniu com o então assessor de Marcelo Rebelo de Sousa. No entanto, encontro não terá sido sobre o favorecimento no caso das gémeas, mesmo com o encontro com o filho do Presidente a acontecer no dia seguinte.

O ex-secretário de Estado e Adjunto da Saúde e agora arguido no caso das gémeas luso-brasileiras, António Lacerda Sales, reuniu-se com o ex-assessor de Belém um antes antes do encontro com o filho de Marcelo Rebelo de Sousa. A informação é avançada pela “TVI”.

O encontro com Mário Pinto, então assessor do Presidente da República para os assuntos de saúde, compromete a Presidência da República, que ficou de fora das buscas que ocorreram na quinta-feira de manhã e constituíram dois arguidos.

A revelação terá sido feita por Lacerda Sales à Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS), embora não precise se na reunião foi abordado o caso das crianças. O ex-assessor garante à publicação que o tema não foi levantado na conversa, negando ter tido o assunto na sua “posse”.

Ainda assim, Mário Pinto não se terá mostrado surpreendido sobre a polémica da alegada cunha presidencial, dizendo à publicação que a Presidência da República também deveria ser investigada pelas autoridades judiciais pela questão dos favorecimentos.

Este encontro antecipou-se à reunião entre Lacerda Sales e Nuno Rebelo de Sousa, que visava abordar a marcação de uma consulta no Serviço Nacional de Saúde para as crianças luso-brasileiras, uma vez que não o estavam a conseguir. As gémeas receberam, em 2020, aquele que é considerado o medicamento mais caro do mundo, tendo custado ao Estado português quatro milhões de euros.

Além do ex-secretário de Estado, também Luís Pinheiro, ex-diretor clínico do Hospital de Santa Maria foi constituído arguido. A Polícia Judiciária e o Ministério Público efetuaram buscas no Ministério da Saúde e da Segurança Social, duas Unidades do SNS, nas quais Santa Maria (responsável pela administração do medicamento) e domicílio, sendo o de Luís Pinheiro. O domicílio de Lacerda Sales e a Secretária de Estado já tinham sido alvo de buscas mais cedo na semana.

A Comissão Parlamentar de Inquérito ao caso das gémeas arranca a 17 de junho, depois do pedido de adiamento por parte de Lacerda Sales. A mãe das crianças já terá mostrado disponibilidade para se deslocar a Portugal para falar na CPI.

Na sexta-feira, a “SIC Notícias” avançou com o filho do Presidente da República será constituído arguido neste mesmo processo, embora a Polícia Judiciária ainda não tenha notificado Nuno Rebelo de Sousa. A residir no Brasil, Portugal poderá ter de enviar uma carta rogatória às autoridades brasileiras para que encontrem o filho do Chefe de Estado e o notifiquem.

Como reside no Brasil, pode mesmo haver necessidade de Portugal ter que enviar uma carta rogatória às autoridades brasileiras para que o encontrem e o notifiquem.

Ler artigo completo