Caso gémeas: Secretaria de Estado da Saúde marcou consulta por telefone em Santa Maria

9 meses atrás 68

Na altura do tratamento, a Secretaria de Estado da Saúde era liderada por Lacerda Sales. 

A presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, Ana Paula Martins, revelou que o pedido de consulta para as gémeas luso-brasileiras foi efetuado por telefone diretamente da Secretaria de Estado da Saúde.

Ouvida no Parlamento no âmbito deste caso, e segundo as conclusões da auditoria interna, o hospital de Santa Maria cumpriu a lei em todo no processo com exceção “na referenciação para a consulta de especialidade de neuropediatria” de dois doentes. Foi “via telefone” que chegou o pedido da tutela para a marcação da consulta da especialidade para as gémeas.

De relembrar que, na altura do tratamento, a Secretaria de Estado da Saúde era liderada por Lacerda Sales.

No entanto, Ana Paula Martins revelou a existência de uma terceira criança que se encontra a aguardar o mesmo tratamento que as gémeas luso-brasileiras receberam.

 Relatório da auditoria interna concluído

O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN) já recebeu o relatório final da auditoria interna ao caso das duas gémeas luso-brasileiras tratadas no Hospital de Santa Maria e enviou-o à Inspeção-Geral da Saúde e à tutela.

A revelação foi feita hoje pela presidente do conselho de Administração do CHULN, Ana Paula Martins, que está a ser ouvida na Comissão Parlamentar de Saúde a pedido do PS e sob requerimento potestativo da IL, sobre o “alegado favorecimento de duas bebés gémeas, que sofrem de Atrofia Muscular Espinhal, no acesso ao tratamento com o medicamento Zolgensma”.

Ana Paula Martins disse ainda que o relatório final ficou concluído na terça-feira à noite, isto é, na véspera de se apresentar aos deputados para explicar o caso.

Ler artigo completo