Castor morde pela certa

4 meses atrás 65

O FC Paços de Ferreira venceu, este domingo, na visita ao terreno do FC Porto B, por 1-3. Na penúltima jornada da Liga Portugal SABSEG, os pacenses subiram ao quinto lugar da tabela classificativa, à boleia de uma exibição assente em elevada eficácia e consistência defensiva.

Durante grande parte do encontro, a equipa da casa foi superior, mas nunca conseguiu traduzir a superioridade em jogo jogado nos números que decoraram o placard. Depois de uma entrada ligeiramente melhor dos azuis e brancos, com um par de lances perigosos junto da baliza de Marafona, os castores equilibraram a contenda e morderam pela primeira vez aos 14 minutos: Antunes, na conversão de uma grande penalidade, colocou os visitantes em vantagem.

Depois de aberto o marcador, a equipa B dos dragões voltou a crescer e a ter maior iniciativa, mas não conseguiu fazer as redes balançar. Rodrigo Mora, um dos mais interventivos no ataque portista, criou uma série de lances perigosos e enviou, inclusive, uma bola ao poste. A falta de eficácia azul e branca, contudo, ditou vantagem dos forasteiros em tempo de intervalo.

Pouco proveito para tanta fama

A segunda parte começou praticamente com o segundo golo do FC Paços de Ferreira, oferecido por Gonçalo Ribeiro. O guarda-redes recebeu um passe atrasado, tirou o primeiro adversário do caminho, mas depois entregou mal e a bola ficou nos pés de Miguel Moreno, que não desperdiçou.

A vantagem de dois golos deixou a equipa de Ricardo Silva mais confortável no encontro, mas o FC Porto B não baixou os braços. A equipa da casa continuou a ter mais bola e a criar mais situações de golo, mas a eficácia era manifestamente pouca para tantas aproximações perigosas à baliza de Marafona. Do outro lado, o emblema da Capital do Móvel mostrou-se sempre pronto para a transição.

Depois de várias tentativas, os azuis e brancos voltaram a entrar, por fim, na discussão do resultado. A cerca de um quarto de hora do final da partida, Wendel Silva combinou com Rodrigo Pinheiro e rematou colocado para o 1-2. O golo do avançado brasileiro abriu a porta a um último assalto dos portistas, em busca de outro resultado.

Em vários momentos a igualdade ficou perto de aparecer, mas o FC Paços de Ferreira resistiu e ainda foi capaz de chegar ao 1-3 no derradeiro lance da partida. Brian Cipenga recuperou na zona de meio-campo, conduziu em direção à baliza de Gonçalo Ribeiro e, à saída do guardião, ofereceu o tento a Tiago Ribeiro.

A uma jornada do final, os pacenses subiram ao quinto posto e têm agora 49 pontos, mais dois do que o Torreense. O FC Porto B fecha a jornada com os mesmos 44 pontos e ocupa o nono lugar.

FC PORTO

EMPATE

PAÇOS DE FERREIRA

Ler artigo completo