Catar elimina Taremi e companhia e vai defender título na Taça Asiática

7 meses atrás 61

Está encontrado o 2º finalista da Taça Asiática. Num jogo onde emoção e reviravoltas não faltaram, o anfitrião Catar levou a melhor sobre o Irão, de Taremi e companhia, venceu por 2-3 e garantiu a qualificação para a final da Taça Asiática, onde vai defender o seu título, frente à Jordânia.

Irão e Catar jogavam um lugar na final, para se juntar à surpreendente e estreante Jordânia, e Taremi voltava a ser opção, após cumprir castigo, entre os iranianos, podendo celebrar cedo. É que aos 4 minutos, fruto de um lançamento de linha lateral longo, Azmoun inaugurou o marcador com um pontapé acrobático e arrancou da melhor forma o jogo para o seu país.

Em desvantagem madrugadora, o Catar não se acanhou, assumiu as rédeas do jogo e a posse de bola e foi crescendo com o passar dos minutos, potenciando bem o seu trio ofensivo, os mais atrevidos e que não tinham responsabilidade defensivas. A partir da ala direita, de resto, Afif acabou por assistir Gaber para o empate logo aos 17' - alguma felicidade, com um desvio a enganar o ex-Boavista Beiranvand -, mas não se ficaram por aqui. Os catari foram sendo sempre mais perigosos e verticais com bola e em cima do intervalo, aos 43', Afif fez um golaço na esquerda da área, para a reviravolta.

Ambas as equipas estavam a ser diretas com bola, mas pedia-se mais aos iranianos e estes voltaram a entrar bem na 2ª parte, beneficiando de uma grande penalidade, por uma mão na bola algo discutível, logo aos 51', convertida com sucesso por Alireza Jahanbakhsh. Desta vez, no entanto, a entrada iraniana não se ficou por um golo e vimos um Irão mandão, mais ofensivo e bem mais veloz com bola no último terço, mudando por completo as dinâmicas do jogo.

O Irão foi colecionando oportunidades atrás de oportunidades e deixando o Catar cada vez mais desconfortável na partida, ao ponto de Khalilzadeh ter visto um defesa tirar a bola em cima da linha de golo, aos 74'. Tudo apontava para a reviravolta iraniana, mas, completamente contra a corrente de jogo, o Catar voltou a ser feliz: aos 82', aproveitando um corte incompleto, após cruzamento na esquerda, Hatem rematou de longe e acabou a isolar Almoez Ali na cara do golo, onde este não desperdiçou e fez o 2-3.

Os nervos estavam à flor da pele e ainda mais ficaram quando o árbitro deu 13 minutos de compensação. Nos descontos, emoção não faltou e logo a abrir, aos 90+3, Khalilzadeh viu vermelho direto por parar Afif quando este se isolava. Contudo, a desvantagem numérica não impediu o Irão de ir para cima do Catar nos minutos finais e foi um autêntico sufoco. Aos 90+12, Alireza Jahanbakhsh ainda acertou no poste, mas o Catar aguentou-se com unhas e dentes, venceu por 2-3 e vai defender o seu título na Taça Asiática, na sua 2ª final consecutiva. A final joga-se no sábado, 10 de fevereiro.

Ler artigo completo