Cenário choca voluntários em Valência. "É pior do que imaginávamos"

3 horas atrás 21

Milhares de voluntários chegaram, esta sexta-feira de manhã, ao sul da área metropolitana de Valência, em Espanha, para ajudar a retirar os escombros e a lama dos municípios mais afetados pelo fenómeno DANA. Já no local, contam que imaginavam "uma catástrofe", mas o que encontraram "é pior".

"É muito pior do que parece nas fotografias. Até vermos, não nos apercebemos da dimensão do que aconteceu. É de loucos", afirmou Adrián, um dos voluntários, à agência EFE.

Outros dois voluntários, Francesc e Julia, falam no "retrato de uma guerra".

"Chegámos a ter lama até aos joelhos e levámos baldes e baldes. Quando chegou muita gente a lama foi limpa num instante. Por isso é que são necessárias pessoas", contaram.

O número de mortes em Espanha devido às inundações subiu para 205, continuando dezenas de pessoas desaparecidas, segundo o mais recente balanço das autoridades espanholas.

Várias regiões de Espanha, entre as quais a Comunidade Valenciana, no leste do país, estão desde terça-feira sob a influência de uma "depressão isolada em níveis altos", um fenómeno meteorológico conhecido como DANA em espanhol e como DINA em português.

Trata-se de uma das catástrofes naturais mais graves dos últimos 75 anos em Espanha, ultrapassando as inundações de Biescas (Huesca) em 1996, com 87 mortos, e as inundações de Turia em 1957, em que morreram entre 80 e 100 pessoas.

Leia Também: Espanha. Enviados mais 15 profissionais para colaborar nas autópsias

Ler artigo completo