Cerca de seis mil famílias renegociaram prestação da casa em 2023

6 meses atrás 59

Economia

Com o apoio do Estado, foram negociados quase nove milhões de euros de empréstimo à habitação, sendo que estas famílias aderiram ainda à taxa fixa.

A medida do Governo para ajudar as famílias a enfrentarem a galopante subida da taxa de juros teve adesão imediata em 2023, com cerca de seis mil famílias a optarem por renegociar a prestação da casa, aderindo à taxa fixa. Este apoio do Estado permitiu negociar quase nove milhões de euros de empréstimo à habitação.

Em novembro, os maiores bancos estavam a receber cerca de 500 pedidos por dia para renegociar o empréstimo à habitação. Até ao final de 2023, de acordo com o jornal ECO, foram feitos mais de 6 mil contratos de crédito da casa com prestação fixa durante dois anos, em função de um indexante de 70% da Euribor a 6 meses.

Segundo dados do Banco de Portugal, no ano passado, foram renegociados quase nove milhões de euros de empréstimos à habitação, o triplo dos dois anos anteriores juntos. Mais de metade dos quase um milhão e 400 mil euros de crédito à habitação renegociados em novembro e dezembro foram concretizados através de fixação da prestação da casa.

Quando o governo apresentou a medida de apoio, o Ministério das Finanças estimava que o número de famílias abrangidas poderia chegar a um milhão, dois terços dos contratos de crédito à habitação que existiam em 2022.

Ler artigo completo