Chega rejeita responsabilidades por agressões a jornalista em evento

9 meses atrás 75

Partido diz que, "como convidado", não é da sua competência "definir quem pode estar ou não presente" no local.

Correio da Manhã 14:00

O Chega descartou qualquer responsabilidade nas agressões de que terá sido vítima um jornalista num evento que contou com a presença de André Ventura na Universidade Católica de Lisboa.

"O CHEGA nega qualquer responsabilidade na organização do evento, bem como na definição das normas de acesso ao mesmo, quer de participantes, quer da comunicação social", referiu o partido em comunicado, emitido esta quarta-feira.

O jornalista do Expresso relatou ter sido agredido depois de lhe terem perguntado várias vezes se tinha autorização para estar no local. Dois jovens terão prendido os seus movimentos e forçaram a sua saída do evento.

O partido rejeitou também qualquer responsabilidade pela expulsão do jornalista. "Como convidado, não é da competência [do Chega] definir quem pode estar ou não presente".

A nota esclarece ainda que o evento, depois da entrada da comitiva do Chega, "ficou nas mãos dos anfitriões, sendo os mesmos responsáveis pela acreditação dos presentes e pela definição das regras de quem podia e não podia assistir ao evento".

"[O Chega] repudia qualquer tentativa de condicionamento ou limitação do direito à informação e intimidação de jornalistas", acrescentaram.

Sindicato pediu investigação e Católica repudiou ataques 
O Sindicato dos Jornalistas condenou a agressão e considerou-a "um crime público, cometido à vista de muita gente, que tem de ser investigado e punido exemplarmente", segundo comunicado a que o CM teve acesso.

A direção do Expresso já repudiou "qualquer forma de coação e constrangimento ao trabalho jornalístico", afirmando que "tomará as devidas ações, de forma a apurar responsabilidades e impedir que atos deste tipo voltem a acontecer"

A Universidade Católica repudiou qualquer tentativa de limitação do direito à informação e intimidação de jornalistas, depois de um destes profissionais ter denunciado que foi agredido, na terça-feira, num evento na instituição com o líder do Chega.

Saiba Mais Alertas

Ver comentários

Ler artigo completo